Novo técnico do Corinthians quer Cássio mais avançado e estimula jogo com os pés; veja números

Vítor Pereira vê goleiro como fundamental em sua filosofia de jogo


Corinthians treina de olho no duelo diante da Ponte Preta

Desde a chegada ao Corinthians, o técnico português Vítor Pereira deixou claro como gosta de utilizar seus goleiros. Cássio, titular absoluto da equipe, fica no centro dessa questão.

Por vezes criticado por falhas na saída de bola, Cássio vem se acostumando cada vez mais com os trabalhos com a bola no pé. É algo que já faz parte do treinamento de goleiros no Timão e tem sido explorado pela comissão técnica portuguesa.

Cássio, goleiro do Corinthians, em treinamento no CT Joaquim Grava — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Cássio, goleiro do Corinthians, em treinamento no CT Joaquim Grava — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Marcelo Carpes e Luiz Fernando dos Santos, treinadores de goleiros do Corinthians, são os responsáveis. Os dois implementam as atividades com os pés, de saída de bola, passe e lançamento desde 2020.

Carpes é um remanescente da comissão técnica de Tiago Nunes, que treinou o Timão em 2020. O treinador já trabalhou em times como o Querétaro, do México, Juventude, Caxias, Internacional, além do Audax comandado por Fernando Diniz, sempre lembrado pela saída de bola característica daquele time.

A evolução do trabalho com os pés de Cássio passa diretamente por esse trabalho. No Campeonato Brasileiro de 2020, o goleiro corintiano teve uma média de 8,14 passes incompletos por jogo. No ano seguinte, essa média diminuiu para 5,92 (3ª menor da competição).

Por outro lado, a média de passes completos quase se manteve intacta. Em 2020, Cássio teve uma média de 20,63 passes completos por jogo. Na temporada seguinte, em 37 jogos do Brasileiro, a média do goleiro ficou em 19,7 (10ª da competição).

Vítor Pereira e sua comissão no primeiro treino no Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Vítor Pereira e sua comissão no primeiro treino no Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

O que muda com Vítor Pereira?

É claro nas ideias do treinador que o goleiro tem papel fundamental no processo de construção de uma equipe. No aspecto defensivo, também, o trabalho com os pés de um goleiro reflete no que o Vítor Pereira pensa para o Corinthians.

Após a derrota para o São Paulo no último sábado, em entrevista coletiva, Vítor Pereira comentou a importância de Cássio para o jogo do Corinthians.

– Dificilmente seremos uma equipe que defende em bloco baixo, não são essas as características dos jogadores que temos. Pretendemos que o bloco suba, passe do intermediário para o alto. O objetivo é torná-lo o mais alto possível – disse.

Cássio durante São Paulo 1 x 0 Corinthians pelo Paulistão — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Cássio durante São Paulo 1 x 0 Corinthians pelo Paulistão — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

– Nesse sentido, o goleiro tem que transmitir a confiança necessária para a linha defensiva jogar alto, encurtando o espaço entre ele e a linha defensiva. O que eu pedi é que as linhas estivessem mais curtas do ponto de vista defensivo. A linha defensiva próxima da linha média, a linha média mais próxima dos atacantes e o goleiro mais próximo da linha defensiva, em cobertura da subida do nosso bloco – completou.

Simplificando o que foi dito, Cássio precisa avançar mais no campo para que, em consequência, as linhas defensiva e do meio também possam subir.

– Ele está fazendo e fez com qualidade – finalizou.

O tempo será fundamental para que os mecanismos de uma linha alta sejam naturais para o elenco do Corinthians. Por enquanto, Vítor Pereira vai analisando e aprimorando as atuações de Cássio. O Timão volta a campo neste sábado, pelo Campeonato Paulista, para enfrentar a Ponte Preta, às 18h30 (de Brasília), na Neo Química Arena.

– Estamos nos preparando para fazer uma grande partida em frente da nossa torcida, em busca de mais uma vitória. Estamos nos adaptando cada vez mais com o trabalho do professor, se dedicando ao máximo para evoluir e dar continuidade no nosso trabalho – afirmou Cássio.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *