Estado de SP tem taxa de transmissão de Covid-19 abaixo de 1 pela primeira vez no ano

Após bater recorde da pandemia em janeiro, transmissão do vírus começou a desacelerar no início de fevereiro, e chegou a 0,99 nesta terça.


Pela primeira vez em 2022, a taxa de transmissão de Covid-19 no estado de São Paulo está abaixo de 1, o que indica redução do contágio pela doença. Os dados são de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) por meio da ferramenta Info Tracker, que calcula a evolução da pandemia.

Nesta terça-feira (22), a taxa de transmissão é de 0,99. A última vez que o indicador havia ficado abaixo de 1 foi em 20 de dezembro do ano passado.

Com a chegada da variante ômicron e uma explosão no número de novos casos em dezembro, a curva subiu, e o indicador registrou em janeiro o maior valor desde o início da pandemia, com 1,81. A taxa de transmissão começou a desacelerar novamente no início de fevereiro.

Simbolizado pela sigla RT, o “ritmo de contágio” é um número que traduz o potencial de propagação de uma doença: quando ele é superior a 1, cada infectado transmite para mais de uma pessoa, e a doença avança. Quando é menor do que 1, a contaminação recua.

Na prática, a taxa de 0,99 significa que cada 100 pessoas infectadas transmitem o vírus para outras 99.

Exame de coronavírus do tipo antígeno de paciente positivo para COVID-19 na UBS Humaitá, bairro da Bela Vista, região central da cidade de São Paulo, na manhã desta quarta-feira 12   — Foto: SUAMY BEYDOUN/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Exame de coronavírus do tipo antígeno de paciente positivo para COVID-19 na UBS Humaitá, bairro da Bela Vista, região central da cidade de São Paulo, na manhã desta quarta-feira 12 — Foto: SUAMY BEYDOUN/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Redução das internações

As novas internações por Covid-19 na Grande São Paulo apresentaram tendência de queda nos últimos dias. Neste sábado (19), a média móvel de hospitalizações pela doença atingiu o menor número desde o início do ano. Os dados são da Secretaria Estadual da Saúde.

Foram 307 internações na região metropolitana da capital no sábado (19), em média. O número é menor do que o verificado no início de janeiro, quando a média era de 342 internações diárias na região. No pior momento da pandemia, em março de 2021, essa média chegou a ser de 1.819 hospitalizações por dia.

Na capital, os leitos de UTI e enfermaria para pacientes com Covid-19 estão com ocupação menor.

Aa para pacientes com Covid-19 em hospital de São Paulo.  — Foto: Reprodução/TV Globo

Aa para pacientes com Covid-19 em hospital de São Paulo. — Foto: Reprodução/TV Globo

O Hospital Municipal Guarapiranga, por exemplo, que é referência para os casos da doença, não tinha nenhum paciente internado em enfermaria nesta terça-feira (22). Na UTI, são 61 pacientes, o que representa 32% de ocupação. Em janeiro, o hospital chegou a quase 100% dos leitos de UTI ocupados.

No dia 22 de janeiro, 520 novas internações pela doença foram registradas, na média, em enfermarias e UTIs da capital. Nesta segunda (21), foram 199.

Em todo o estado, 1.393 pessoas foram internadas no dia 22 de janeiro. Nesta segunda, foram 641.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *