Falha na Linha 9- Esmeralda interrompe circulação de trens, provoca aglomerações e fecha estações

Segundo a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação, problema na alimentação elétrica ocorreu por volta das 4h. Trens inicialmente circulavam com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Jurubatuba e Grajaú, mas por volta das 7h50 operação foi paralisada.


Plataforma lotada na estação Grajaú, da Linha 9-Esmeralda, nesta segunda (14) — Foto: Reprodução/TV Globo

Plataforma lotada na estação Grajaú, da Linha 9-Esmeralda, nesta segunda (14) — Foto: Reprodução/TV Globo https://023b858d2f51986664438d4abfb15ae0.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Uma falha na Linha 9 – Esmeralda interrompeu a circulação de trens, lotou as plataformas e fechou estações em pleno horário de pico do transporte público da capital paulista na manhã desta segunda-feira (14).

A linha faz parte do sistema de transporte sobre trilhos e era gerenciada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Entretanto, no final de janeiro, passou a ser administrada pela ViaMobilidade.

Os trens chegaram a circular com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as estações Jurubatuba e Autódromo até as 7h30.

Na estação Grajaú, passageiros aguardaram para tentar embarcar por mais de 50 minutos. Por volta das 7h50, porém, os passageiros foram informados da paralisação e que o sistema Paese tinha sido acionado.

Passageiros chegando a estação da Linha 9-Esmeralda, após fazerem trajeto a pé pelos trilhos — Foto: Reprodução/TV Globo

Passageiros chegando a estação da Linha 9-Esmeralda, após fazerem trajeto a pé pelos trilhos — Foto: Reprodução/TV Globo

Escada lotada de passageiros na estação Grajaú, da Linha 9-Esmeralda, nesta segunda (14) — Foto: Reprodução/TV Globo

Escada lotada de passageiros na estação Grajaú, da Linha 9-Esmeralda, nesta segunda (14) — Foto: Reprodução/TV Globo

As plataformas estavam lotadas e milhares de pessoas tentavam conseguir o dinheiro de volta da passagem para seguir caminho por outro meio de transporte.

Às 8h, a estação Grajaú foi esvaziada e fechada.

Segundo a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, a interrupção ocorreu por conta de um problema no isolamento da fiação elétrica que alimenta os trens no trecho entre as estações Grajaú e Jurubatuba.

Técnicos trabalham na região da estação Autódromo, onde o transtorno teria ocorrido, para substituir o cabo problemático, mas ainda não há previsão de retorno.

Na Linha 8 – Diamante, problemas técnicos também prejudicam a circulação dos trens, que operaram com velocidade reduzida e maior tempo de parada. O problema foi normalizado por volta das 9h30.

Plataforma da estação Grajaú, da Linha 9-Esmeralda, esvaziada após circulação de trens ser interrompida na manhã desta segunda (14) — Foto: Reprodução/TV Globo

Plataforma da estação Grajaú, da Linha 9-Esmeralda, esvaziada após circulação de trens ser interrompida na manhã desta segunda (14) — Foto: Reprodução/TV Globo https://023b858d2f51986664438d4abfb15ae0.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Área externa da estação Grajaú, da Linha 9-Esmeralda, após circulação de trens ser interrompida nesta segunda (14) — Foto: Reprodução/TV Globo

Área externa da estação Grajaú, da Linha 9-Esmeralda, após circulação de trens ser interrompida nesta segunda (14) — Foto: Reprodução/TV Globo

Problemas recorrentes

Levantamento feito pela TV Globo aponta que somente em 2022, foram registradas 25 falhas nas linhas da CPTM e da ViaMobilidade (8 e 9). Desse total, 11 ocorreram em janeiro e 14 em fevereiro.

A campeã de problemas é a 9 – Esmeralda, com 8 falhas.

Metrô Linha Azul

Mais cedo, a Linha 1 – Azul do Metrô também apresentou lentidão. De acordo com o Metrô, entre 7h06 e 7h15 uma falha no sistema de sinalização na linha desregulou o intervalo de circulação de trens.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *