‘Lamentamos as mortes’, diz Bolsonaro, após sobrevoar cidades atingidas pelas chuvas em SP

Presidente visitou áreas atingidas na região metropolitana de São Paulo.


O presidente Jair Bolsonaro, que sobrevoou cidades atingidas pelas chuvas no estado de São Paulo — Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

O presidente Jair Bolsonaro, que sobrevoou cidades atingidas pelas chuvas no estado de São Paulo — Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) viajou de Brasília para São Paulo na manhã desta terça-feira (1º). Por volta de meio-dia, ele sobrevoou áreas afetadas pelas chuvas dos últimos dias, após se reunir com prefeitos de seis cidades na Prefeitura de Francisco Morato, na Grande São Paulo, um dos municípios mais atingidos no estado.

“Lamentamos as mortes. Sabemos que, muitas vezes, as pessoas constroem a sua residência por necessidade em um local que, 10, 20, 30 anos depois, o tempo leva a desastres”, afirmou o presidente, após sobrevoar as áreas atingidas.

Ao ser questionado sobre o sobrevoo, disse que “a visão [das áreas destruídas] é algo que nos marca. Muitas áreas onde foram construídas residências, faltou obviamente alguma visão, por parte de quem construiu, de futuro. Bem como por necessidade também, as pessoas fazem nessas áreas de risco”.

Bolsonaro viajou acompanhado dos ministros Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura), João Roma (Cidadania), Luís Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência da República), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas.

Drone mostra lama e estragos em Franco da Rocha (SP) dois dias após enchente

Drone mostra lama e estragos em Franco da Rocha (SP) dois dias após enchente

O presidente se reuniu com representantes das cidades de Caieiras, Cajamar, Franco da Rocha, Mairiporã, Várzea Paulista e Francisco Morato, todas na região metropolitana de São Paulo.

De acordo com o ministro Marinho, por orientação de Bolsonaro, no domingo (30), o governo federal telefonou para os prefeitos, onde foram discutidas a ajuda aos desabrigados e a reconstrução das moradias. Na segunda-feira (31), Alexandre Lucas foi enviado para a região.

“Trabalho sendo feito conforme legislação e necessidade. Acolhimento a desabrigados, trabalharmos em conjunto com estado, município, sociedade. Estaremos aqui nos próximos 15 dias falando sobre linhas de financiamento para obras de infraestrutura e vamos discutir obras de prevenção”, disse o ministro do Desenvolvimento Regional.

Não foram apresentados valores que poderão ser disponibilizados. “No tocante ao montante, os prefeitos apresentam suas necessidades e nós faremos todo o possível para atendê-los”, afirmou Bolsonaro.

Mortes no estado

Em todo o estado, 24 pessoas morreram, e ao menos dez são menores de idade – sendo oito crianças e dois adolescentes. Os temporais também deixaram bairros debaixo d´água, tirando mais de 600 famílias em suas casas. Além disso, os bombeiros seguem na busca por 10 desaparecidos nesta terça.

Uma das cidades mais afetadas foi Franco da Rocha, onde oito pessoas morreram em deslizamentos. Vizinha a ela, está Francisco Morato, onde quatro pessoas perderam a vida, sendo três crianças e um adolescente.

Criticado por não retornar à Bahia

No final de dezembro de 2021, o presidente foi criticado por não retornar as cidades do sul da Bahia que ficaram alagadas com as chuvas. Ele tinha ido ao estado no começo de dezembro, mas a situação se agravou no final do mês.

Na época, Bolsonaro estava em Santa Catarina. A passagem do presidente no litoral catarinense foi marcada por passeios de motocicleta, de moto aquática, corte de cabelo, jogo na Mega da Virada, jantar em pizzaria e até uma visita a um parque onde se apresentou como piloto após show temático.

Na época, mais de 70 cidades baianas chegaram a ficar em situação de emergências com as chuvas. O estado teve o maior acumulado de chuvas em 32 anos.

Bombeiros retomam as buscas no início da manhã desta terça (1º) em Franco da Rocha — Foto: Indianara Campos/TV Globo

Bombeiros retomam as buscas no início da manhã desta terça (1º) em Franco da Rocha — Foto: Indianara Campos/TV Globo

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *