Cidade de SP abre xepa para vacinação de crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades; saiba como fazer inscrição
Cada unidade de saúde deve organizar lista de espera com crianças que morem ou estudem na mesma região do posto.

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos começou hoje na cidade de São Paulo
As crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades ou deficiência podem se inscrever para a “xepa da vacina” na cidade de São Paulo. O objetivo é que nenhuma dose restante do imunizante pediátrico da Pfizer sobre ao final do expediente dos locais de aplicação.
Segundo o instrutivo da Secretaria Municipal de Saúde, cada unidade de saúde deve organizar uma lista de espera própria com crianças que morem ou estudem na sua área de abrangência.
Para fazer a inscrição na “xepa”, é necessário ir à unidade de saúde, informar um telefone, pelo qual o responsável será informado em caso de disponibilidade de dose remanescente, e apresentar um comprovante de endereço. A residência ou a escola da criança deve estar dentro da área de abrangência da unidade de saúde procurada (consulte aqui a unidade de referência do seu endereço).
Vacinação na capital
A cidade de São Paulo iniciou nesta segunda-feira (17) a vacinação contra Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, com deficiência, indígenas e quilombolas.
Os imunizantes pediátricos da Pfizer estão disponíveis em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e AMAs/UBSs Integradas da capital paulista. A aplicação ocorre 8h às 19h, sendo necessário o acompanhamento das crianças por seus responsáveis e a apresentação de documentos que comprovem a comorbidade.
LEIA TAMBÉM:
- AVANÇO DA IMUNIZAÇÃO: vacinação de crianças já começou em 15 estados
- DOSES DA PFIZER: 2º lote de vacinas pediátricas chega ao Brasil
Na sexta-feira (14), o município recebeu 64 mil doses de vacinas destinadas à imunização das crianças contra a Covid-19. A quantia foi distribuída pelos postos da cidade ao longo do final de semana para que a campanha vacinal pudesse ser iniciada nesta segunda.
A disponibilidade de doses na capital e a movimentação nas unidades podem ser consultadas na plataforma “De Olho na fila”.
A vacinação de crianças sem comorbidade está prevista para começar no estado de São Paulo na semana de fevereiro, mas pode haver alterações no calendário de acordo com a disponibilidade de doses.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/r/N/QME4ZaRPem1nICeH6vHw/bdsp-carro-vivo-vacina-20220117-0532-frame-270625.jpeg)
Profissional de Saúde prepara aplicação de dose pediátrica da Pfizer na capital paulista — Foto: Reprodução/TV Globo
Calendário estadual
O governo de São Paulo afirmou na sexta-feira (14) que planeja iniciar a vacinação de crianças sem comorbidades na segunda semana de fevereiro. A faixa-etária de 11 anos será a primeira a receber as doses.
Nesta sexta-feira (14), o estado vacinou, em evento simbólico, a primeira criança do grupo prioritário, que é composto por crianças com deficiência, comorbidades, indígenas e quilombolas. A previsão é que a imunização para esse grupo comece nos postos de saúde na segunda-feira (17).
O calendário pode sofrer alterações, uma vez que as doses distribuídas pelo Ministério da Saúde ainda não são suficientes para todo o grupo prioritário de São Paulo.
Veja o calendário previsto pelo governo estadual:
- 14/01 a 10/02: crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, com deficiência, indígenas e quilombolas
- Segunda semana de fevereiro até o final do mês: crianças sem comorbidades, começando pelas seguintes idades:
– 11 anos
– 10 anos
– 9 anos (parcial) - As datas para o início das demais idades não foram divulgadas
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/Z/J/7UINUxRTGR50iAXHArFQ/whatsapp-image-2022-01-14-at-12.56.57.jpeg)
Calendário de vacinação de crianças previsto pelo governo de São Paulo. — Foto: Divulgação/ Governo de SP
VEJA VÍDEOS:
Há um ano, SP vacinava 1ª pessoa contra Covid no Brasil

Há um ano, SP vacinava 1ª pessoa contra Covid no Brasil
Datafolha: 79% dos brasileiros apoiam vacinação de crianças contra Covid

Datafolha: 79% dos brasileiros apoiam vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra Covid
Fonte: G1