Escola municipal da Zona Norte de São Paulo está fechada após furtos e cerca de 300 crianças ficam sem aulas
Escola Municipal de Ensino Infantil no Parque Edu Chaves foi furtada em dezembro do ano passado e janeiro deste ano, mas reparos não foram feitos durante os dez meses que estava sem aulas. Prefeitura de SP disse que Secretaria de Obras prepara licitação.
Escola da rede municipal está fechada há 10 meses devido a furtos https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Cerca de 300 alunos de uma escola municipal do Parque Edu Chaves, na Zona Norte de São Paulo, não puderam retornar às aulas, pois a unidade de ensino onde estudam foi furtada no ano passado e continua fechada.
A Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Aviador Edu Chaves, que atende crianças de 3 a 5 anos, foi furtada em dezembro do ano passado, pela primeira vez. Depois, ocorreram outros dois furtos em janeiro deste ano, em menos de dez dias do primeiro furto. Os criminosos levaram a fiação elétrica, torneiras e itens de cozinha.
“Roubaram tudo, roubaram a fiação, roubaram as panelas, roubaram botijão e cilindro de gás, as grelhas de escoamento de chuva, roubaram todas as torneiras, roubaram vasos sanitários”, conta a mãe de aluno Margarete Aparecida Ribeiro.
EMEI Aviador Edu Chaves, na Zona Norte de SP, está fechada dez meses após ser furtada — Foto: Reprodução https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Apesar da unidade de ensino ficar tanto tempo fechada, a prefeitura não realizou os reparos necessários para reabertura.
De acordo com Margarete, no dia 10 de agosto, os pais foram avisados por uma reunião on-line que a Secretaria da Educação decidiu que os alunos seriam transferidos para uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) há 4 km de distância.
“São crianças pequenas, de 4 e 5 anos, para uma Emef 1, com crianças maiores, de 7 até 14 anos”, reclama ela.
A unidade tem 570 alunos, 200 foram transferidos, 40 estão em casa tendo aulas remotas e 330 estão sem aula.
Os furtos ocorreram após o fim do contrato de trabalho de seguranças terceirizados.
Neste ano, foram registrados 15 casos de furtos e vandalismo em escolas públicas e creches de São Paulo. Em 2020, foram 11 casos e 14 registros em 2019.
A Prefeitura de São Paulo diz que lamenta os furtos e vandalismos, e que as crianças estão sendo atendidas na Emef Franklin e possuem transporte gratuito até o local. A Secretaria de Obras diz que está elaborando uma licitação para as obras.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) diz que o policiamento vai ser intensificado no Parque Edu Chaves e vai ter apoio da Guarda Civil Metropolitana, e que investiga os furtos na escola.
EMEI do Parque Edu Chaves fica fechada após furtos e 300 alunos não puderam retornar às aulas — Foto: Reprodução
Fonte: G1