Rap, gastronomia, diversidade e educação: Capão Redondo, na Zona Sul de SP, como você nunca viu; confira no Mistura Paulista

Neste sábado (27), novo programa da TV Globo também conta histórias e curiosidades da Vila Maria, bairro da Zona Norte da capital que pulsa Carnaval e futebol.


Rap, gastronomia, diversidade e educação: Capão Redondo, na Zona Sul de SP

Rap, gastronomia, diversidade e educação: Capão Redondo, na Zona Sul de SP https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

O Mistura Paulista, novo programa da TV Globo, estreou neste sábado (27) com um cardápio incrível de histórias e curiosidades sobre dois bairros da cidade mais populosa do Brasil: Capão Redondo, que fica na Zona Sul, e Vila Maria, na Zona Norte.

A atração será exibida após o Jornal Hoje nos quatro próximos sábados.

Mistura Paulista vai explorar diversos bairros da capital paulista — Foto: Reprodução

Mistura Paulista vai explorar diversos bairros da capital paulista — Foto: Reprodução https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Na primeira temporada do programa – que terá quatro episódios -, haverá histórias de oito distritos da capital paulista.

Mistura Paulista no Capão

A 16 quilômetros do Centro de São Paulo, o Capão Redondo tem, em seus muros e paredes, os grafites que retratam a vida que move o bairro. São as gerações que, inspiradas pelo que aprenderam com os pais, têm criado novos caminhos e olhares para a periferia.

Para quem for visitar o bairro no fim de semana, a primeira parada fica próxima à estação Capão Redondo: é a Feijoada do Ernesto, que serve esse prato tradicional todo sábado, às 12h. Marcos Vinicius segue à risca a receita do pai, Ernesto, que tirou da ‘feijuca’ a renda necessária para sustentar a família desde 1997.

Feijoada do Ernesto, tradicional no Capão Redondo — Foto: Reprodução

Feijoada do Ernesto, tradicional no Capão Redondo — Foto: Reprodução https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Não muito longe dali, está a loja 1Dasul, uma confecção de roupas e bonés criada pela comunidade e para a comunidade. Fundada há 22 anos pelo escritor e poeta Ferréz, o estabelecimento também é um espaço cultural onde acontecem exposições de arte, grafites e apresentações de rap.

Para os fãs de poesia falada e slam, vale a visita ao Sarau do Capão, que acontece na Fábrica de Cultura do Capão Redondo. Criado pelas poetas Tawane Theodoro e Jéssica Campos, o sarau reúne pessoas de todas as idades para ouvir e declamar composições próprias.

No Morro do Piolho, projetos sociais têm ajudado a expandir os horizontes da juventude. É o caso da Biblioteca Comunitária criada por Vitório Wesley, um dos integrantes do Instituto Ação Geral. Instalada na laje de uma casa, o espaço é formado por livros recebidos por meio de doações, com títulos que vão desde a literatura infantil até os grandes clássicos, como Sagarana e O Sol É Para Todos.

O Instituto Ação Geral é responsável por uma série de ações dentro da comunidade: de aulas de futebol até um ateliê de pães que ensina a arte da panificação para geração de renda. Um dos projetos abraçados pela instituição foi a nomeação das travessas do entorno da favela para ajudar os moradores a se localizarem lá dentro. https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Professor Luizinho, presidente do Instituto Ação Geral, durante ação de distribuição de alimentos — Foto: Reprodução

Professor Luizinho, presidente do Instituto Ação Geral, durante ação de distribuição de alimentos — Foto: Reprodução

Há a Travessa Fórmula Mágica da Paz, em ferência à composição dos Racionais MCs, originários do Capão, a Travessa Greta Thunberg, jovem ativista do meio ambiente, e a Travessa Professora Paula Beatriz, uma homenagem àquela que educou muitos moradores da comunidade e hoje é a primeira mulher trans a se tornar diretora de uma escola pública no estado de São Paulo.

Paula Beatriz de Souza Cruz, diretora de uma escola estadual de SP — Foto: Arquivo pessoal

Paula Beatriz de Souza Cruz, diretora de uma escola estadual de SP — Foto: Arquivo pessoal https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

32 anos na rede escolar de ensino estadual em São Paulo, Paula Beatriz está à frente da educação de mais de mil crianças e é tida como uma inspiração no debate sobre questões de gênero.

Resumindo

  • A tradicional Feijoada do Ernesto, que faz a alegria dos vizinhos desde 1997;
  • Espaço cultural que recebe exposições, grafites e apresentações de rap;
  • Sarau do Capão: para os fãs de poesia falada e slam;
  • Biblioteca Comunitária do Vitório Wesley;
  • De aulas de futebol a ateliê de pães, o lugar certo é o Instituto Ação Geral;
  • E muito mais!
Mistura Paulista vai explorar diversos bairros da cidade de São Paulo

Mistura Paulista vai explorar diversos bairros da cidade de São Paulo

O que esperar do novo programa

As repórteres do Mistura Paulista, Denise Thomaz Bastos e Luiza Vaz, vão rodar a capital paulista e explorar diversos bairros para contar como os moradores estão vivendo depois de quase dois anos de pandemia.

Denise Thomaz Bastos e Luiza Vaz serão as repórteres do Mistura Paulista — Foto: Reprodução/TV Globo

“O nome do programa vai bem nessa cultura paulistana. Mistura! Tem tudo nessa cidade e na hora que você quiser. Tem gente do Brasil e do mundo todo. Tem espaço para todos os tipos de música, tribos, comidas. São Paulo respira muitas culturas. Isso é o gostoso da cidade”, destacou Bastos.

“O que eu acho mais bacana, além de conhecer as pessoas, é conhecer a história do bairro”, contou Denise. https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Denise Thomaz Bastos e Luiza Vaz serão as repórteres do Mistura Paulista — Foto: TV Globo

Denise Thomaz Bastos e Luiza Vaz serão as repórteres do Mistura Paulista — Foto: TV Globo

“Como eu não sou paulistana, desde que cheguei em São Paulo tenho a preocupação de conhecer a cidade. Pego o metrô, o trem, o ônibus e vou pra regiões diferentes. Afinal de contas, trabalhar com jornalismo diário na maior cidade do país é um grande desafio e requer responsabilidade”, revelou Luiza.

“A gente quer que o pessoal se reúna com a família em casa, dê risada, se emocione, se surpreenda e, quem sabe, pinte aquela vontadezinha de colocar a bolsa debaixo do braço, pegar um metrô, um busão, e também sair por aí explorando essa cidade”, brincou Vaz.

Nos passeios de sábado à tarde, o Mistura Paulista também mostra as curiosidades sobre os bairros da Penha, que já foi a capital do estado de São Paulo, e da Lapa, que reúne apaixonados por fuscas.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *