Zona Leste

O Centro de Estudos da Favela (CEFAVELA), em parceria com o Movimento de Defesa das Favelas (MDF), produziu o documentário

O Centro de Estudos da Favela (CEFAVELA), em parceria com o Movimento de Defesa das Favelas (MDF), produziu o documentário

Quais histórias de urbanização contadas pelas nossas favelas?.

O CEFAVELA é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP, com sede no Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Bernardo do Campo.

Com duração de 20 minutos, o documentário foi produzido durante as reuniões preparatórias para o 2º Encontro de Favelas na Zona Leste, realizadas em agosto de 2025 na favela Vergueirinho, em São Mateus, e na sede do MDF na Vila Alpina, em São Paulo.

Na ocasião, os participantes puderam recuperar a memória sobre a favela que foi erigida a partir de seus esforços e luta coletiva. Do documentário nasceu também uma exposição fotográfica com o mesmo título. Além dos depoimentos, colhidos por meio de entrevistas com os moradores e lideranças do MDF, também foram usados materiais de acervo do próprio movimento e dos moradores, como trechos de uma entrevista com Paulo Freire, recortes de jornais e fotografias dos próprios moradores.

Segundo a equipe do documentário, relembrar e refletir sobre a favela construída pelos moradores ajuda na discussão sobre as intervenções desejadas para o futuro e para as próximas gerações. “Recuperar a história da luta pela moradia e dos esforços da comunidade para urbanizar seus territórios é fundamental para evitar o apagamento dessa trajetória e para inspirar as novas gerações a continuarem lutando pela melhoria das condições de vida nesses espaços”, destaca Rosana Denaldi, professora da UFABC e vice-diretora do CEFAVELA.

A participação do CEFAVELA nas reuniões preparatórias e no 2º Encontro e o registro documental e fotográfico que resultaram no vídeo fazem parte do projeto de extensão “Práticas metodológicas para a recuperação, sistematização e disseminação da memória relacionada às ações de urbanização de favelas na zona leste de São Paulo”, coordenado por Denaldi, Ana Gabriela Akaishi e Leonardo Piqui.

“Trata-se de um projeto que articulou pesquisa e extensão. O registro e a sistematização das informações para a produção do vídeo permitiram ampliar o conhecimento sobre esses territórios e sobre a luta das comunidades por melhorias”, explica a vice-diretora do CEFAVELA.

O projeto de extensão conta com a participação de mais dez pesquisadores do centro, entre pós-doutorandos, pós-graduandos e graduandos, e integra as iniciativas de transferência do conhecimento produzido pelos pesquisadores para a sociedade.

O documentário foi dirigido por Elton Conceição dos Santos. O roteiro foi elaborado por ele, Akaishi, Piqui, todos pesquisadores do CEFAVELA, e Sarah Oliveira Fernandes, bolsista da FAPESP no CEFAVELA.

“Ter a oportunidade de fazer parte da realização desse documentário foi uma experiência memorável e de profundo aprendizado, sobretudo pelo fato de o tema da luta por moradia possuir extrema importância na realidade social brasileira”, afirma Santos. “Nesse contexto, conhecer um pouco do processo histórico dessa luta pela urbanização de favelas e ter contato com as histórias de algumas das pessoas envolvidas foi, de fato, transformador. Portanto, a expectativa que fica é a de que o documentário consiga causar reflexão e também mobilizar a empatia de quem o assistir”, conclui.

O documentário pode ser assistido em: youtu.be/joWN1GAXxk8.

* Com informações de Janaína Simões, do CEFAVELA.
Fonte: Agência Fapesp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *