Frente fria se aproxima de SP no fim de semana, mas capital tem máximas acima dos 30°C; veja previsão do tempo
Frente fria se aproxima de SP no fim de semana, mas capital tem máximas acima dos 30°C; veja previsão do tempo
Condições da frente fria começam a ser percebidas no sábado (10), com chance de pancadas de chuva fortes e isoladas. Áreas na divisa com o Paraná e a faixa leste do estado têm maior potencial para temporais.
Por Redação g1 SP — São Paulo
-
A Defesa Civil do Estado de São Paulo alertou para a aproximação de uma frente fria no fim de semana, fenômeno que deve provocar pancadas de chuva fortes e isoladas em diversas regiões.
-
Mesmo com a mudança no tempo, as temperaturas seguem elevadas na capital e em grande parte do estado, com máximas acima dos 30°C.
-
Em São Paulo, as condições da frente fria começam a ser percebidas a partir de sábado (10), favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva fortes e isoladas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/T/i/ROCEBwRiarldv5snZ6Kw/ato20260108063.jpg)
Pedestres se protegem da chuva na Zona Leste de SP na quinta-feira (8) — Foto: Edi Sousa/Ato Press/Estadão Conteúdo
A Defesa Civil do Estado de São Paulo alertou para a aproximação de uma frente fria no fim de semana, fenômeno que deve provocar pancadas de chuva fortes e isoladas em diversas regiões. Mesmo com a mudança no tempo, as temperaturas seguem elevadas na capital e em grande parte do estado, com máximas acima dos 30°C.
Segundo a Defesa Civil, os efeitos estão associados à formação de um ciclone extratropical no Sul do Brasil. De acordo com os modelos meteorológicos, o sistema deve se posicionar principalmente sobre o Uruguai e se deslocar para o oceano, o que limita a influência direta sobre São Paulo quando comparada a eventos anteriores.
Por isso, não há previsão de impactos significativos nesta sexta-feira (9).
Em São Paulo, as condições da frente fria começam a ser percebidas a partir de sábado (10), favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva fortes e isoladas. As áreas com maior potencial para temporais são as regiões que fazem divisa com o Paraná e a faixa leste do estado. Nesses locais, há possibilidade de chuva intensa acompanhada de descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo de forma isolada.
Apesar do cenário de instabilidade, os modelos meteorológicos não indicam risco de acumulados expressivos de chuva associados a esse sistema.
A Defesa Civil segue monitorando as condições e reforça a importância de acompanhar os alertas oficiais, principalmente durante a ocorrência de temporais isolados, com atenção especial em áreas mais vulneráveis.
As temperaturas permanecem altas em quase todo o estado, com leve moderação ao longo do fim de semana.
- Na Região Metropolitana da capital, os termômetros variam entre 21°C e 33°C;
- Na Baixada Santista, as temperaturas ficam entre 25°C e 35°C;
- No interior e nas regiões Norte e Oeste, as máximas continuam elevadas, chegando a 35°C em áreas como Vale do Paraíba, Litoral Norte, Araçatuba, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto;
- No Vale do Ribeira e na região de Itapeva, as temperaturas podem alcançar 37°C;
- Já nas áreas de maior altitude, como a Serra da Mantiqueira, as mínimas ficam em torno de 15°C, com máximas que não ultrapassam 26°C.
Previsão do tempo na capital paulista, segundo a Climatempo:
Sexta-feira (9)
- 🌦️ Sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite
- 🌡️ Mínima: 19°C | Máxima: 32°C
Sábado (10)
- ⛈️ Sol pela manhã, com aumento de nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite
- 🌡️ Mínima: 20°C | Máxima: 33°C
Domingo (11)
- 🌤️ Sol com diminuição de nuvens pela manhã, tarde ensolarada e noite de céu limpo
- 🌡️ Mínima: 20°C | Máxima: 32°C
Calor ganha força na nesta quinta-feira em Campinas; veja previsão por cidade
Fonte: G1

