Onça-parda é encontrada morta em acostamento na Zona Norte de SP
Onça-parda é encontrada morta em acostamento na Zona Norte de SP
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística informou que a causa provável da morte foi atropelamento.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_d975fad146a14bbfad9e763717b09688/internal_photos/bs/2026/8/0/DbFJjtRqesV0gaDAzdVQ/site-template-grade-de-fotos.png)
Uma onça-parda foi encontrada morta por um motorista no acostamento da Avenida Senador José Ermírio de Moraes, no Tremembé, na Zona Norte de São Paulo. A avenida passa pelo Parque Estadual da Cantareira, que é uma área protegida de conservação da Mata Atlântica.
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística informou que a causa provável da morte foi atropelamento.
Segundo a Fundação Florestal, os animais do Parque Estadual da Cantareira não são rastreados. O parque é monitorado por meio equipamentos automáticos que fazem fotos e vídeos da fauna.
A gestão do parque foi acionada pela ativista socioambiental Suzi Cavalari. Ela disse que, no momento do contato, o parque não sabia do acidente.
Em publicação nas redes sociais, a ativista reclamou da falta de fiscalização na estrada:
“Faz mais ou menos um ano que a Jaguatirica também foi morta atropelada em outra via de acesso pela estrada da Roseira. Desde então nós temos cobrado sinalização, temos cobrado totem de velocidade, temos cobrado campanhas de conscientização, temos cobrado placas de trânsito para coibir esse tipo de crime ambiental. A prefeitura de Mairiporã tem que tomar alguma atitude em relação a isso. A gente está acabando com a nossa biodiversidade.”
A CBN procurou as prefeituras de São Paulo e Mairiporã, mas não recebeu uma resposta.
A Fundação Florestal informou que mantém ações contínuas de proteção e monitoramento da fauna silvestre, com o objetivo de reduzir os impactos da expansão urbana sobre as florestas estaduais.
Fonte: CBN

