Futebol

Fortaleza perde prazo, não firma parceria no futebol feminino e fica fora da Série A1

Por Giovanna Borges e Thaís Jorge — Fortaleza, CE


CEO do Fortaleza, Pedro Martins é apresentado

CEO do Fortaleza, Pedro Martins é apresentado

Fortaleza não fará parceria com nenhuma equipe de futebol feminino para disputar a Série A1 do Campeonato Brasileiro da modalidade em 2026. O Tricolor perdeu o prazo estabelecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para confirmar a participação e, com isso, está oficialmente fora da elite do futebol feminino nacional. A informação foi divulgada inicialmente por Toni Sousa e confirmada pelo ge.

Entenda o caso

 

No dia 12 de dezembro, a CBF enviou um ofício à Federação Cearense de Futebol (FCF) e aos clubes classificados para as competições nacionais, entre eles, o Fortaleza, solicitando o envio do termo de confirmação de participação, além da indicação dos estádios. O prazo final para a devolutiva era 17 de dezembro, às 17h.

O Fortaleza não enviou a confirmação dentro do prazo. Em vez disso, no dia 15 de dezembro, o clube encaminhou uma consulta à FCF levantando a possibilidade de não disputar a Série A1 e as demais competições nacionais do futebol feminino em 2026, buscando esclarecimentos sobre eventuais penalidades.

 

No próprio dia 17 de dezembro, a CBF respondeu por meio de um novo ofício, lamentando o abandono das competições por parte do Fortaleza e reforçando o que prevê o Regulamento Geral de Competições. De acordo com o documento, clubes que desistem ou abandonam competições da entidade ficam impedidos de participar por dois anos e só podem retornar a partir da Série A3.

Resposta fora do prazo

 

A confirmação de participação do Fortaleza foi enviada à CBF apenas na terça-feira, dia 6 de janeiro, com 20 dias de atraso. No entanto, como o prazo havia se encerrado em 17 de dezembro, a resposta não foi aceita, o que confirmou a ausência do clube na Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino de 2026.

Tentativa de parceria com o R4

 

O Fortaleza buscava uma parceria com o R4, equipe do ex-jogador Ronaldo Angelim, que chegou a se colocar à disposição para ajudar o clube na disputa da competição. Com a perda do prazo, porém, o R4 passou a focar na Série A3 do Campeonato Brasileiro Feminino e na Copa do Brasil Sub-17.

Fim do futebol feminino no clube

 

No dia 29 de dezembro, o Fortaleza anunciou oficialmente o encerramento das atividades do futebol feminino para 2026. Segundo o clube, a decisão foi tomada por determinação da SAF, que optou pela descontinuidade da modalidade.

Em nota, o Tricolor afirmou que a medida visa garantir responsabilidade financeira, equilíbrio operacional e sustentabilidade global do clube. Vale destacar que o Fortaleza aprovou para 2026 um orçamento de R$ 225 milhões.

Fortaleza feminino na Copa Maria Bonita — Foto: Paulo Matheus/Fortaleza EC

Fortaleza feminino na Copa Maria Bonita — Foto: Paulo Matheus/Fortaleza EC

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *