Giro Metropolitano

GCM em SP apreende mais motos em 27 dias do que nos 8 meses anteriores a anúncio de bônus por produtividade

Por Redação TV Globo e g1 SP, SP1 — São Paulo

  • A Guarda Civil Metropolitana (GCM) da capital apreendeu mais motos roubadas, furtadas ou adulteradas nos primeiros 27 dias de setembro do que em todo o período de janeiro a agosto deste ano.

  • Foram 244 motocicletas recuperadas pela corporação entre o dia 2 de setembro e esta segunda-feira (29), contra 241 nos oito primeiros meses de 2025.

  • O bônus de até R$ 1 mil é pago por veículo recuperado.

  • De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), o benefício é depositado junto ao salário do mês seguinte à ação.

Só em setembro, GCM da capital apreendeu mais motos que nos primeiros 8 meses do ano

Só em setembro, GCM da capital apreendeu mais motos que nos primeiros 8 meses do ano

Nos primeiros 27 dias de setembro, mês em que começou a valer o pagamento de bônus por produtividade, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) da capital apreendeu mais motos roubadas, furtadas ou adulteradas do que em todo o período de janeiro a agosto deste ano.

Foram 244 motocicletas recuperadas pela corporação entre o dia 2 de setembro e esta segunda-feira (29), contra 241 nos oito primeiros meses de 2025.

O bônus de até R$ 1 mil é pago por veículo recuperado.

De acordo com a Secretaria Municipal da Segurança Urbana (SMSU), o benefício é depositado junto ao salário do mês seguinte à ação. Se mais de um agente participar da abordagem, todos têm direito ao bônus.

Em nota, a Prefeitura destacou que o total de apreensões em setembro inclui diferentes situações, como ausência de habilitação, embriaguez, abandono, roubo, furto e adulterações. Especificamente em casos de furto, roubo e adulterações, foram 155 motos recuperadas entre os dias 3 e 29 de setembro — 56 adulteradas, 46 provenientes de furto e 53 de roubo.

O secretário municipal da Segurança Urbana, Orlando Morando, afirmou que o bônus é um estímulo aos agentes, mas não o único responsável pelo aumento das apreensões.

“O bônus, inegavelmente, é uma motivação para o nosso policial municipal e essa foi a razão de tê-lo aprovado na Câmara Municipal. Agora, a disposição de novos equipamentos de um armamento adequado e também as câmeras das motocicletas tem oferecido resultados importantes, além do programa Smart Sampa, que identifica nas suas 40 mil câmeras. Essa soma de fatores tem dado este resultado expressivo, com uma excelente resposta à criminalidade”, disse.

Segundo Morando, a tendência é de que os gastos com bonificações não se mantenham em alta ao longo do tempo.

“A motivação ao desempenho é algo que faz parte das grandes multinacionais e de diversos cenários privados. O bônus é um incentivo para o bom desempenho daqueles que cumprem a sua atividade com excelente motivação e, principalmente, dando respostas à criminalidade. Não é um gasto infinito. Considerando o fato de que nós vamos retirando de circulação essas motos provenientes de roubo, furtos ou de placas adulteradas, a despesa consequentemente vai caindo também”, apontou.

Motos da GCM de São Paulo que receberam novas câmeras de monitoramento. — Foto: Reprodução/TV Globo

Motos da GCM de São Paulo que receberam novas câmeras de monitoramento. — Foto: Reprodução/TV Globo

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *