Seu Bairro

Prefeitura de SP multa concessionária do Parque da Água Branca em quase R$ 1 milhão por instalar estande de veículos

Prefeitura multa concessionária do Parque da Água Branca

Prefeitura multa concessionária do Parque da Água Branca

O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo (Conpresp) aplicou uma multa à concessionária que administra o Parque da Água Branca, na Zona Oeste da capital, por instalar um estande de veículos sem autorização.

Segundo o órgão, a empresa Reserva Novos Parques Urbanos S.A solicitou permissão apenas para um serviço de manobristas. A concessionária também é responsável pelos parques Villa-Lobos e Cândido Portinari.

Já a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), responsável pela fiscalização dos parques concedidos, produziu um relatório de 53 páginas apontando uma série de intervenções realizadas sem autorização prévia.

Stand de teste drive de carros instalado dentro do Parque da Água Branca, na Zona Oeste de SP, pelo evento CasaCor. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Stand de teste drive de carros instalado dentro do Parque da Água Branca, na Zona Oeste de SP, pelo evento CasaCor. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O documento menciona reformas, mudanças no paisagismo e uso indevido de áreas tombadas, além de recomendar a notificação da concessionária e o acionamento de órgãos de proteção do patrimônio e do meio ambiente.

Em nota, a empresa afirmou que contou com autorizações necessárias dos órgãos competentes para a realização do evento. Sobre o estande de veículos, disse que a estrutura já foi desmontada. Informou ainda que até o momento não houve definição sobre a aplicação da multa.

Multas e reclamações

Não é a primeira multa que a empresa é multada. No começo do mês, a Arsesp aplicou nove multas à concessionária, que afirmou que está recorrendo da decisão. As penalidades somam mais de R$ 150 mil.

Na ocasião, as multas foram aplicadas após fiscalizações da agência constatarem falhas na manutenção de estruturas e equipamentos de uso coletivo nos parques. Entre os problemas identificados estão quadras danificadas, sanitários deteriorados, falta de reparos em áreas esportivas e atraso na instalação de sistema de monitoramento eletrônico.

Por meio de nota, a prefeitura de São Paulo informou o seguinte:

“A Secretaria de Cultura e Economia Criativa informa que o processo segue em análise pela área técnica do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) e que não há decisão sobre o valor da referida multa.  O Conpresp, em reunião realizada no último dia 9,  deliberou pela aplicação de penalidades de natureza solidária e pela retirada imediata do showroom da Peugeot instalado no Parque da Água Branca sem autorização prévia do órgão”, informa o comunicado.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *