Cotidiano

Projeto gratuito atende crianças com espectro autista no interior de SP

Por TV TEM

Projeto ajuda crianças e adolescentes com autismo em Rio Preto

Criado em maio deste ano em São José do Rio Preto (SP), o projeto social “Mundo Novo Atípico” tem como objetivo ajudar famílias que têm crianças com espectro autista. Atualmente, 31 alunos a partir de seis anos, são atendidos durante o período de contraturno escolar.

As atividades são desenvolvidas na sede da instituição, que fica no bairro Solo Sagrado. A ideia surgiu por meio de Beatriz Ventramelli, mãe do Joaquim de 5 anos, portador de autismo.

Projeto "Mundo Novo Atípico" em Rio Preto (SP) — Foto: TV TEM/Reprodução

Projeto “Mundo Novo Atípico” em Rio Preto (SP) — Foto: TV TEM/Reprodução

Hoje Beatriz é coordenadora do projeto. Ela trabalhou alguns anos em uma clínica particular que atendia pessoas portadoras de autismo. Além do filho, o contato com outras crianças com as condições clínicas semelhantes a dele, a fez tomar a decisão de ajudá-lo a ter mais autonomia e qualidade de vida.

“Depois do diagnóstico do meu filho minha vida mudou totalmente, eu era fotógrafa, passei a estudar e pesquisar mais sobre a questão do espectro autista e foi onde eu me especializei na área” , conta.

 

Algumas das crianças que são atendidas no projeto "Mundo Novo Atípico" em Rio Preto (SP) — Foto: TV TEM/Reprodução

Algumas das crianças que são atendidas no projeto “Mundo Novo Atípico” em Rio Preto (SP) — Foto: TV TEM/Reprodução

Durante as atividades, as crianças aprendem e desenvolvem algumas habilidades essenciais para torná-las mais independentes durante a fase de crescimento.

A dona de casa Juliana Pedro de Brito é mãe do Gustavo, de 8 anos, que frequenta as aulas. Juliana conta que a felicidade dele é ir para o projeto.

“O Gustavo, ele fazia a terapia em uma clínica particular, mas isso dificultou financeiramente para a gente, pois o convênio parou de cobrir essas terapias. A felicidade dele é vir pra cá (projeto), ele gosta muito daqui” , explica.

 

Crianças do projeto "Mundo Novo Atípico" de Rio Preto (SP) brincando — Foto: TV TEM/Reprodução

Crianças do projeto “Mundo Novo Atípico” de Rio Preto (SP) brincando — Foto: TV TEM/Reprodução

A instituição recebe auxilio da Prefeitura de Rio Preto, e, graças ao auxilio de alguns voluntários, a ideia saiu do papel. Marla Luisa Souza Rodrigues é uma dessas pessoas, e sabe muito bem o significado da palavra: Retribuição.

Além de ajudar no projeto, Marla também conta com o atendimento para o filho dela, portador do espectro autista, e já começou a notar mudanças positivas no comportamento dele.

“Ele era bastante agressivo, eu levei ele nos médicos e mexiam com medicação para ele, mas não era só isso que ele precisava, também precisava se desenvolver, ficar mais calmo e relaxar um pouco. Foi isso que ele encontrou aqui(projeto)” , revela.

 

O projeto "Mundo Novo Atípico" de Rio Preto (SP) atende crianças a partir dos 6 anos — Foto: TV TEM/Reprodução

O projeto “Mundo Novo Atípico” de Rio Preto (SP) atende crianças a partir dos 6 anos — Foto: TV TEM/Reprodução

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *