Projeto gratuito atende crianças com espectro autista no interior de SP
Projeto gratuito atende crianças com espectro autista no interior de SP
Projeto ‘Mundo Novo Atípico’ foi fundado em maio de 2024 e atende 31 crianças no bairro Solo Sagrado, em São José do Rio Preto (SP). Atividades são realizadas com apoio de voluntários.
Por TV TEM
Projeto ajuda crianças e adolescentes com autismo em Rio Preto
Criado em maio deste ano em São José do Rio Preto (SP), o projeto social “Mundo Novo Atípico” tem como objetivo ajudar famílias que têm crianças com espectro autista. Atualmente, 31 alunos a partir de seis anos, são atendidos durante o período de contraturno escolar.
As atividades são desenvolvidas na sede da instituição, que fica no bairro Solo Sagrado. A ideia surgiu por meio de Beatriz Ventramelli, mãe do Joaquim de 5 anos, portador de autismo.
Projeto “Mundo Novo Atípico” em Rio Preto (SP) — Foto: TV TEM/Reprodução
Hoje Beatriz é coordenadora do projeto. Ela trabalhou alguns anos em uma clínica particular que atendia pessoas portadoras de autismo. Além do filho, o contato com outras crianças com as condições clínicas semelhantes a dele, a fez tomar a decisão de ajudá-lo a ter mais autonomia e qualidade de vida.
“Depois do diagnóstico do meu filho minha vida mudou totalmente, eu era fotógrafa, passei a estudar e pesquisar mais sobre a questão do espectro autista e foi onde eu me especializei na área” , conta.
Algumas das crianças que são atendidas no projeto “Mundo Novo Atípico” em Rio Preto (SP) — Foto: TV TEM/Reprodução
Durante as atividades, as crianças aprendem e desenvolvem algumas habilidades essenciais para torná-las mais independentes durante a fase de crescimento.
A dona de casa Juliana Pedro de Brito é mãe do Gustavo, de 8 anos, que frequenta as aulas. Juliana conta que a felicidade dele é ir para o projeto.
“O Gustavo, ele fazia a terapia em uma clínica particular, mas isso dificultou financeiramente para a gente, pois o convênio parou de cobrir essas terapias. A felicidade dele é vir pra cá (projeto), ele gosta muito daqui” , explica.
Crianças do projeto “Mundo Novo Atípico” de Rio Preto (SP) brincando — Foto: TV TEM/Reprodução
A instituição recebe auxilio da Prefeitura de Rio Preto, e, graças ao auxilio de alguns voluntários, a ideia saiu do papel. Marla Luisa Souza Rodrigues é uma dessas pessoas, e sabe muito bem o significado da palavra: Retribuição.
Além de ajudar no projeto, Marla também conta com o atendimento para o filho dela, portador do espectro autista, e já começou a notar mudanças positivas no comportamento dele.
“Ele era bastante agressivo, eu levei ele nos médicos e mexiam com medicação para ele, mas não era só isso que ele precisava, também precisava se desenvolver, ficar mais calmo e relaxar um pouco. Foi isso que ele encontrou aqui(projeto)” , revela.
O projeto “Mundo Novo Atípico” de Rio Preto (SP) atende crianças a partir dos 6 anos — Foto: TV TEM/Reprodução
Fonte: G1