‘Mar’ de carros apreendidos lota pátios da cidade de SP após um ano sem leilões do Detran
‘Mar’ de carros apreendidos lota pátios da cidade de SP após um ano sem leilões do Detran
Estado de São Paulo tem atualmente 145 mil veículos parados em 245 pátios; Detran-SP diz que os leilões foram suspensos por suspeita de irregularidades e em breve serão retomados.
Pátios contratados pelo Detran estão lotados
Sem leilões do Detran há um ano, os pátios do órgão na capital paulista estão abarrotados de veículos apreendidos. Atualmente, são 145 mil veículos em 245 pátios em todo o estado, como o que fica no Tremembé, na Zona Norte, com mais de 5 mil automóveis. O “mar” de carros tem modelos novos, velhos, populares e de luxo.
Segundo o Detran-SP, os leilões, que ajudavam a liberar espaço nos pátios, foram suspensos por suspeita de irregularidades e devem ser retomados em breve.
Há automóveis parados nesses pátios há anos. No portão, os guinchos entram diariamente carregados e saem vazios a todo momento. Por enquanto, a única alternativa para reduzir a lotação nos pátios é torcer para os proprietários buscarem os veículos.
“Com as multas, ao todo custou R$ 6 mil, o que dá o preço de uma outra moto”, conta o motoboy Gabriel Nascimento, que foi retirar sua motocicleta no pátio.
Pátio tem diferentes tipos de automóveis parados há muito tempo na capital paulista — Foto: Reprodução TV Globo
Parte dos carros no pátio do Tremembé fica enfileirada no corredor que seria para as manobras. Anderson Aparecido é o administrador do espaço e explica as consequências dessa suspensão dos leilões: “Não temos espaço. Estamos com problema financeiro porque a empresa é obrigada a cortar custo. Está demitindo funcionário e está cortando guincheiros, que são todos terceirizados”.
De acordo com o gerente do pátio, eles que contavam antes com 42 guinchos, hoje trabalham com 15, o que representa quase 30 pessoas já demitidas. “A empresa já não tem como arrecadar mais recurso para pagar tudo isso”, ele diz.
Motocicletas representam grande parte dos veículos parados em pátios. — Foto: Reprodução TV Globo
Segundo os administradores, mais de 70% dos carros estão parados há mais de 180 dias e, além de ser um grande prejuízo, é um problema de saúde pública, já que se tornam focos de dengue por causa da água parada. “A gente paga empresa terceirizada para fazer dedetização, mas não vence. O risco aqui é grande”, conta o responsável pelo pátio.
Como funciona
Se um carro fica mais de seis meses dentro de um pátio sem que o dono quite os débitos, o veículo pode ser vendido em leilões, que são feitos por empresas contratadas pelo departamento de trânsito.
O Detran-SP alega que as irregularidades que causavam a suspensão dos leilões foram resolvidas e que os leilões vão ser retomados, mas ainda não há uma data para isso na capital.
“Em maio, nós assinamos 11 contratos com os leiloeiros. Então, nesse plano de ação, o Detran-SP reformulou toda a documentação, os pré-requisitos em que os leiloeiros deverão apresentar documentações e, com isso, foram disparados esses novos leilões”, afirma Amanda Couto, superintendente do Detran-SP.
Em relação ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), neste momento “estão em estadia nos 24 pátios conveniados um total de 19.382 veículos” no estado. Foram entregues, segundo o DER, “aos arrematantes, mais de 5 mil veículos em 2023, e prepara o lançamento de cinco editais de leilão com cerca de 3 mil veículos relacionados para alienação”.
Fonte: G1