Secretário da Educação de SP afirma que vai lançar neste semestre edital para contratar 15 mil professores
Concurso havia sido autorizado em 17 de dezembro do ano passado pelo então governador Rodrigo Garcia (PSDB).
Renato Feder, Secretário da Educação do estado de São Paulo, durante coletiva — Foto: TV Globo
O Secretário da Educação do estado de São Paulo, Renato Feder, anunciou na tarde desta quinta-feira (16) que será lançado um edital para a contratação de 15 mil professores. A fala ocorreu durante evento no Palácio dos Bandeirantes, na presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
De acordo com Feder, a realização de concurso público já está autorizada e será feita até junho.
“Em breve a gente vai publicar o edital, mas será publicado neste semestre ainda para 15 mil vagas na rede. Estamos muito animados com isso”, disse o secretário.
O concurso foi autorizado em 17 de dezembro do ano passado pelo então governador Rodrigo Garcia (PSDB). Serão 10,7 mil vagas para Jornada Ampliada (40 horas), 4,3 mil na Jornada Completa (25 horas).
Os novos contratados serão enquadrados no novo plano de carreira do governo, que prevê a remuneração inicial de R$ 5 mil para jornada de 40 horas. A medida foi aprovada a duas semanas do fim do mandato de Rodrigo.
No palácio, Feder anunciou ao lado do governador duas outras ações: o aplicativo Diário de Classe, para acompanhar a frequência dos alunos em sala de aula; e a Prova Paulista, que passará a ser realizada online ao final de cada bimestre letivo.
Segundo Tarcísio, a medida prevê aproximar o aluno da sala de aula. “O que a gente quer? Que esse jovem, lá na frente, ingresse no mercado de trabalho, que prospere. E vamos lembrar que temos um mercado de trabalho cada vez mais exigente. Se a gente não cuidar da educação, jovens oriundos das nossas escolas públicas vão ficar fora, eles vão ser excluídos”, afirmou.
Fonte: G1