EVITAR RECAÍDAS
Você vai conhecer como a clínica de recuperação referência no país, evita que, APÓS A INTERNAÇÃO, os dependentes voltem ao uso de drogas .
As explicações foram apresentada hoje pelo fundador e diretor da Clínica Greenwood, psiquiatra Pablo Miguel Roigque apresenta comigo a seção “Metrópole em foco contra as drogas”, no programa “Metrópole em Foco”, do jornalista Pedro Nastri, na Trianon AM , com Direção de Duda Jr,
Com a experiência de quem recupera dependentes há 48 anos na Argentina, no Canadá e no Brasil, desde 1985, o psiquiatra Pablo Miguel Roig CRM 24968, descreve, com três explicações, o método utilizado na Greenwood.
PRIMEIRA EXPLICAÇÃO: LIMPEZA DE PERCURSO
“ Quando sai da internação, o paciente faz o que nós chamamos de LIMPEZA DE PERCURSO . Ele volta ao seu meio, faz uma limpeza em tudo que tenha a ver com a substância , seja ela qual for, e depois vai ressignificar os lugares onde vivia e fazia o uso . Nós tivemos mais de um paciente que fazendo esse percurso, passavam por lugares e viam a miserabilidade desses lugares. E olhando para aquilo , diziam ‘como eu tinha coragem de vir para esse lugar?” E a gente sempre responde: se você vinha para cá é porque tinha a substância. Não por outro motivo. Pessoas de alto nível sócio -econômico, às vezes, vão procurar crack em lugares horrorosos. Então, é começar a ressignificar o seu espaço, o seu lugar para evitar a recaída. A limpeza é limpar tudo: o celular, as gavetas, tirar da casa bebida alcoólica. Isso faz com que não tenham alimentação da memória biológica, porque a memória biológica nunca se apaga. É a memória do efeito da droga que eles mantêm, durante a vida inteira. Então, se estão enfraquecidos ou sensibilizados por alguma situação, sempre aparece a memória empurrando para solução imediata. “