Quase 20 mil presos farão Enem em São Paulo; prova será em janeiro

Critério para participação é ter ensino médio completo. Número de inscritos subiu 12,7% na comparação com 2021, informa a Secretaria da Administração Penitenciária.


Presos inscritos no Enem PPL têm aulas de reforço para fazer as provas.  — Foto: Divulgação/Funap

Presos inscritos no Enem PPL têm aulas de reforço para fazer as provas. — Foto: Divulgação/Funap

Neste ano, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) inscreveu 19.597 presos para o Exame Nacional do Ensino Médio para Privados de Liberdade (Enem PPL). As provas serão aplicadas nas unidades penais do Estado de São Paulo nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023. Já as provas do Enem 2022 para os demais inscritos começam neste domingo (13). Saiba mais abaixo.

Neste ano, o número de inscritos no Enem PPL foi 12,7% maior que em 2021. Para o Secretário da Administração Penitenciária, Coronel Nivaldo Restivo, o Enem é um instrumento valioso para o processo educacional realizado nas unidades prisionais.

“Principalmente por possibilitar acesso ao Ensino Superior, contribuindo com nosso trabalho diário de reintegração social”, explica o Secretário.

Segundo a SAP, atualmente 185 pessoas privadas de liberdade estão matriculadas em centros de educação superior.

Enem PPL permite o acesso de pessoas presas ao Ensino Superior.  — Foto: Imprensa / SAP

Enem PPL permite o acesso de pessoas presas ao Ensino Superior. — Foto: Imprensa / SAP

Critérios para a inscrição

O Enem PPL pode ser feito por presos dos sistemas fechado e semiaberto que tenham ensino médio completo. O número de inscritos aumentou nos últimos anos: em 2020, foram 12.778 e, no ano passado, 17.380.

Os inscritos têm aulas de reforço antes das provas. Os cursos preparatórios são fruto de parcerias entre a SAP e instituições de ensino.

 Reeducandas do CPP Feminino de São Miguel Paulista estão fazendo aulas de reforço em parceria com o cursinho da Poli, na cidade de São Paulo. — Foto: Divulgação/Funap

Reeducandas do CPP Feminino de São Miguel Paulista estão fazendo aulas de reforço em parceria com o cursinho da Poli, na cidade de São Paulo. — Foto: Divulgação/Funap

Os presos que tiverem bom desempenho no Enem PPL poderão usar o resultado para inscrição em faculdades quando forem para o semiaberto ou estiverem em liberdade, enquanto a pontuação for válida.

Os candidatos têm acesso ao Ensino Superior com programas como Sistema de Seleção Unificada (SISU), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e Financiamento Estudantil (Fies).

Enem PPL teve aumento de 12,7% no número de inscritos em 2022. — Foto: Imprensa/ SAP

Enem PPL teve aumento de 12,7% no número de inscritos em 2022. — Foto: Imprensa/ SAP

Provas do Enem 2022 começam neste domingo (13)

Quase 3,4 milhões de candidatos estão inscritos para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Assim como em outros anos, as provas serão aplicadas em dois domingos: dias 13 e 20 de novembro.

Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30

Nota do Enem é calculada por método ‘antichute’; saiba como funciona o TRI

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *