Feriado de Proclamação da República

Feriado de Proclamação da República: veja o que abre e o que fecha em SP

Multivacinação contra Covid-19 e poliomielite acontece em AMAs e UBSs integradas das 7h às 19h. O rodízio de veículos na capital estará suspenso para carros na segunda-feira (14) e na terça-feira (15).


Domingo de sol na capital paulista — Foto: Carlos Henrique Dias/g1

Domingo de sol na capital paulista — Foto: Carlos Henrique Dias/g1

O feriado nacional de Proclamação da República é celebrado nesta terça-feira (15) e, em razão disso, alguns serviços públicos municipais e estaduais terão funcionamento diferenciado em São Paulo, a partir desta segunda (14).

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura da capital, a véspera e o dia de feriado devem ser marcados por elevação de temperatura no decorrer do dia e pancadas de chuva, de média a forte intensidade, entre o final da tarde e o início da noite.

A propagação de uma frente fria no litoral paulista deixa o tempo instável e contribui para as maiores chances de raios, rajadas de vento, queda de árvores e formação de pontos de alagamento na capital, segundo o órgão.]

Movimentação de ciclistas na Avenida Paulista na cidade de São Paulo — Foto: LEXANDRE MARETTI/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Movimentação de ciclistas na Avenida Paulista na cidade de São Paulo — Foto: LEXANDRE MARETTI/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Vacinação contra Covid-19 e poliomielite

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que a imunização contra a Covid-19, a poliomielite e outras doenças irá ocorrer nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas, das 7h às 19h.

Atendimento em Saúde

Algumas unidades de saúde na capital paulista estarão com funcionamento alterado em função do feriado:

Abertos na segunda-feira (14):

  • Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs):das 7h às 19h;
  • AMAs/UBSs Integradas: das 7h às 19h, inclusive para vacinação;
  • Hospitais Municipais (HMs);
  • Hospitais Dia (HD) 24h;
  • Prontos-socorros Municipais (PSMs);
  • Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu);
  • Divisões de Vigilância de Zoonoses (DVZ) e de Vigilância Epidemiológica (DVE) estarão em regime de plantão.

Abertos na terça-feira (15):

  • Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs): das 7h às 19h;
  • AMAs/UBSs Integradas: das 7h às 19h, inclusive para vacinação;
  • Hospitais Municipais (HMs);
  • Prontos-socorros Municipais (PSMs);
  • Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu);
  • A Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) e a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) estarão em regime de plantão.

CPTM, Metrô e EMTU

As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão mudanças na operação durante o feriado.

CPTM

Na segunda-feira (14), a circulação de trens seguirá a programação de dia útil. Na terça-feira (15), os intervalos médios serão iguais aos de um sábado.

Metrô

Na segunda-feira (14), todas as linhas operadas pelo Metrô também terão frota máxima em circulação. Já na terça-feira (15), a Linha 1-Azul terá frota de um dia útil em operação, e as linhas 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata terão oferta de trens semelhante a um domingo.

EMTU

Na segunda-feira (14), as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU seguirão a programação horária de sábado. Na terça (15), a programação será a equivalente a um dia de domingo.

ViaQuatro e ViaMobilidade

Na segunda (14), véspera do feriado, não haverá alterações na oferta de trens. Já na terça (15), a operação das Linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô e 8-Diamante de trens metropolitanos será similar à de um dia de domingo.

SPTrans

Operação dos ônibus

Segundo a SPTrans, a frota do sistema de transporte público municipal na segunda-feira (14) será correspondente aos dias úteis. Na terça (15), será equivalente à de um sábado, com cerca de 6,8 mil ônibus.

Rodízio de veículos

De acordo com a prefeitura, o rodízio de veículos estará suspenso para carros na segunda-feira (14) e na terça-feira (15).

As demais restrições existentes na cidade serão mantidas na segunda e suspensas na terça:

  • Rodízio de veículos pesados (caminhões);
  • Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC);
  • Também não estarão liberadas as faixas exclusivas de ônibus.

Serviços bancários

Não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado do dia 15 de novembro. Na segunda-feira (14), os bancos abrem normalmente.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos dos bancos (internet e mobile banking).

Contas de consumo — água, energia e telefone, por exemplo — e carnês com vencimento no dia do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil.

Correios

Na terça-feira (15), não haverá atendimento nas agências dos Correios. Na segunda (14), o atendimento será normal, assim como na quarta (16).

Parques municipais

Os parques municipais naturais e urbanos funcionarão normalmente na terça (15). Na véspera do feriado (14), apenas os parques naturais estarão fechados para manutenção, como normalmente ocorre nesse dia, segundo a prefeitura.

Poupatempo

Os postos do Poupatempo em todo o estado estarão fechados tanto na segunda (14) quanto na terça-feira (15). As unidades reabrem na quarta (16) com atendimento presencial mediante agendamento prévio, que pode ser feito gratuitamente nas plataformas eletrônicas.

Todos os 245 serviços digitais do programa permanecem disponíveis no portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e pelo assistente virtual do Poupatempo, o P, que atende no portal e no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *