Hospital A.C Camargo, referência no tratamento de câncer em SP, deixará de atender pacientes do SUS a partir de dezembro

Hospital disse que medida faz parte de um plano de readequação em razão da defasagem da tabela SUS, “que ameaça diretamente a existência da Instituição.” Prefeitura afirma que pacientes serão atendidos pelos demais centros municipais.


O Hospital A.C. Camargo, especializado no tratamento do câncer em São Paulo. — Foto: Divulgação

O Hospital A.C. Camargo, especializado no tratamento do câncer em São Paulo. — Foto: Divulgação

O Hospital AC Camargo, referência no tratamento do câncer em São Paulo, deixará de atender pacientes do SUS a partir de dezembro deste ano.

A Instituição decidiu não renovar o contrato com a prefeitura. Fundado em 1953, o hospital é mantido pela Fundação Antônio Prudente e recebe pacientes da rede particular e pública.

Em nota, a secretaria municipal da Saúde afirma que foi informada pela Fundação sobre a intenção de interromper o convênio a partir de 9 de dezembro.

A pasta alega tem realizado reuniões com a instituição a fim de avaliar a possibilidade da continuidade da assistência à população.

A secretaria da Saúde ainda afirma, entretanto, que assistência em oncologia aos pacientes da rede municipal seguirá por meio dos demais prestadores municipais do serviço na especialidade, como o Hospital Municipal (HM) Dr. Gilson de Cássia Marques Carvalho – Vila Santa Catarina, além de unidades reguladas por meio da Central de Regulação de Oferta de Serviços em Saúde (Cross), do Governo do Estado, em razão da complexidade da especialidade e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Readequação e defasagem da tabela SUS

Também por meio de nota, o Hospital A.C Camargo confirmou o encerramento do convênio com a gestão municipal.

A medida faz parte de um plano de readequação em razão da defasagem da tabela SUS, “que ameaça diretamente a existência da Instituição.”

O A.C Camargo afirma ainda que planeja expandir a atuação no setor público para além do município de São Paulo, por meio de parcerias público-privadas em ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, além de capacitação de profissionais da atenção primária e de hospitais para o atendimento do câncer.

“Para que essa movimentação seja possível, o atual convênio com a Prefeitura Municipal de São Paulo para atendimento aos pacientes do SUS não será renovado.”

O A.C.Camargo diz ainda a grande maioria dos pacientes que contavam com o atendimento na unidade já finalizou seu tratamento oncológico e está em fase de acompanhamento clínico, e que realiza um trabalho de transição com a prefeitura.

“O A.C.Camargo garante a análise individualizada para cada paciente junto à Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, construindo um plano de transição que minimize os possíveis impactos.”

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *