Após arrastões na Virada Cultural, polícia e GCM detêm 47 suspeitos e apreendem 51 celulares; 5 frequentadores são esfaqueados

Segundo pastas da Segurança do governo e da prefeitura, 32 dos suspeitos foram liberados; outros 15 estariam detidos. São investigados por suspeita de participarem dos roubos e furtos de telefones de vítimas no evento. Vídeos mostram grupos atacando pessoas no sábado e domingo.


Movimentação policial durante a Virada Cultural no palco do Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo, marcada pela violência durante da noite de sábado, 28 — Foto: ISAAC FONTANA/CJPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Movimentação policial durante a Virada Cultural no palco do Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo, marcada pela violência durante da noite de sábado, 28 — Foto: ISAAC FONTANA/CJPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

https://ba7e1f42a37d19534d42e03e3c3d0a83.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Após uma série de arrastões cometidos neste final de semana na Virada Cultural na cidade de São Paulo, a Polícia Civil, a Polícia Militar (PM) e a Guarda Civil Metropolitana (GCM) detiveram aproximadamente 47 suspeitos e apreenderam cerca de 51 celulares com eles. Além disso, ao menos cinco frequentadores do evento foram esfaqueados, mas sobreviveram.

Esses números são parciais e fazem parte de um levantamento do g1 com base em dados e informações divulgados por órgãos das pastas da Secretaria da Segurança Pública (SSP), do governo estadual, e da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, da prefeitura. Mas eles podem mudar porque as forças de segurança ainda não tinham divulgado um balanço final das ocorrências até a tarde desta segunda-feira (30). O número total de vítimas também não foi informado.

A Virada Cultural deste ano voltou a ser presencial após um hiato de dois anos por causa da pandemia de Covid. Na edição de 2020 ela foi virtual. E em 2021 não foi realizada. O evento é gratuito.

Vídeos gravados no fim de semana pela TV Globo mostram grupos de jovens atacando pessoas que estavam curtindo shows perto de um dos palcos da Virada Cultural, no Vale do Anhangabaú, Centro da capital. Nas imagens, gravadas entre sábado (28) e domingo (29), eles agridem, roubam e furtam telefones das vítimas. O g1 conversou com algumas delas, que reclamaram da falta de segurança no local. Uma acusou ainda a PM de agredi-la com cassetete. A garota estava com a cabeça sangrando.

Ao menos 32 dos suspeitos foram liberados; outros 15 continuariam detidos. Todos, no entanto, são investigados pela polícia por suspeita de roubarem ou furtarem telefones e outros objetos de frequentadores da Virada na região central. Nos outros palcos do evento, nas zonas Leste, Oeste, Sul e Norte, os shows seguiram sem problemas, como os vistos no Centro.

Os arrastões e agressões ocorridos no Vale do Anhangabaú chegaram a interromper alguns shows e repercutiram nas redes sociais. Outros frequentadores criticaram a violência e a falta de policiamento no evento. Após isso, as forças de segurança deslocaram mais agentes para o Centro e realizaram operações para combater os crimes que ocorreram no local.

Polícia Civil: 40 detidos

Policiais fazem operação contra a receptação de celulares roubados no Centro de São Paulo neste domingo (29) — Foto: Roney Domingos/g1

Policiais fazem operação contra a receptação de celulares roubados no Centro de São Paulo neste domingo (29) — Foto: Roney Domingos/g1

Numa das ações, a 1ª Delegacia Seccional Centro deteve no domingo cerca de 40 pessoas suspeitas de receptação de celulares roubados e furtados. Elas estavam em lojas de compra e venda de telefones na Rua dos Guaianazes, ponto no Centro conhecido como destino final dos aparelhos que criminosos levam das vítimas.

A polícia investiga se os objetos foram subtraídos dos frequentadores durante arrastões no Anhangabaú. E apura ainda se os suspeitos têm relação com os crimes cometidos no evento. Dez dos suspeitos (sete homens e três adolescentes) continuavam detidos nesta segunda. Os demais foram liberados. Todos são investigados por receptação e formação de quadrilha.

“Nós sabemos que a Virada Cultural foi um tremendo sucesso. As pessoas depois de dois anos de pandemia aproveitaram muito esse momento de diversão. Nós da Polícia Civil fizemos a nossa missão profissional de reprimir, após a prática dos delitos, justamente a receptação de celulares. Para, inclusive indiretamente, também reprimir o furto e roubo de celulares”, disse o delegado seccional Centro, Roberto Monteiro.

PM e GCM: 7 detidos

Apresentação da banda Planet Hemp no palco Viaduto do Chá, na Virada Cultural de São Paulo, na noite deste domingo (29), no vale do Anhangabaú (SP).    — Foto: ROBERTO SUNGI/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Apresentação da banda Planet Hemp no palco Viaduto do Chá, na Virada Cultural de São Paulo, na noite deste domingo (29), no vale do Anhangabaú (SP). — Foto: ROBERTO SUNGI/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Outros dados obtidos pela reportagem mostram que ao menos sete pessoas foram detidas pela Polícia Militar e pela Guarda Civil Metropolitana por suspeita de arrastões, agressões, roubos e furtos de celulares de frequentadores durante a Virada Cultural na região central. Desse total, aproximadamente cinco continuariam detidos e os outros quatro teriam sido liberados. Todos também são investigados pelos crimes.

Por meio de notas, a Secretaria da Segurança Pública informou que reforçou o policiamento na Virada Cultural com 1.400 agentes da PM e 300 viaturas. Alguns dos policiais usaram câmeras nos uniformes para gravar a operação. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana informou também ter reforçado o efetivo da GCM, com 540 atentes e 191 viaturas, sendo 15 delas de inspetoria.

Sábado

Público relata arrastões, agressões, medo e insegurança durante Virada Cultural em SP

00:00/00:00

Público relata arrastões, agressões, medo e insegurança durante Virada Cultural em SP

Entre os crimes cometidos durante a Virada Cultural, no sábado, a Polícia Militar prendeu um adulto e deteve um adolescente acusados de furtarem celulares de pessoas durante arrastão na região da República. Três celulares foram recuperados. O homem foi indiciado por furto e corrupção de menor de 18 anos. O garoto foi entregue aos pais para responder a ato infracional.

Ainda no sábado, a PM prendeu em flagrante um homem de 33 anos suspeito de roubar os óculos de um frequentador da Virada Cultural na República. O objeto foi devolvido ao dono. No mesmo dia, a Guarda Civil Metropolitana prendeu um adulto e deteve dois adolescentes também por arrastão na mesma região. Eles são suspeitos de furtarem celulares das vítimas.

Os dois casos são investigados pelo 3º Distrito Policial (SP), Campos Elíseos.

Domingo

Após madrugada de violência e arrastões, Virada Cultural tem domingo tranquilo

Após madrugada de violência e arrastões, Virada Cultural tem domingo tranquilo

Em um dos casos no domingo, a GCM prendeu um homem na Praça Ramos de Azevedo, centro da capital, acusado de roubar celular. Esse caso também é investigado pelo 3º DP.

Ainda no domingo, ao menos cinco pessoas foram esfaqueadas por um adolescente durante tentativa de assalto no Centro Histórico de São Paulo, durante a Virada Cultural, segundo boletim de ocorrência registrado como lesão corporal no 8º DP, Brás. A investigação será feita pelo 1º DP, Sé.

Duas das vítimas procuraram uma base da Polícia Militar para denunciar o crime. Elas contaram que o menor estava com um comparsa, que fugiu após agredi-las. As pessoas que ficaram feridas à faca foram levadas a Santa Casa de Misericórdia. Uma delas teve um corte no rosto. Todas sobreviveram ao ataque, segundo policiais ouvidos pela reportagem. O adolescente suspeito foi apreendido pelos policiais.

Marcas de sangue no Vale do Anhangabaú, na Virada Cultural — Foto: Victor Farias/g1

Marcas de sangue no Vale do Anhangabaú, na Virada Cultural — Foto: Victor Farias/g1

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *