Crise de ansiedade coletiva na escola: o que se sabe sobre o “contágio emocional”

Crises que atingiram jovens em colégios em Recife e em no interior de São Paulo acenderam alertas para os cuidados com a saúde mental dos jovens, principalmente após a volta às aulas pós-pandemia.

Ansiedade: 22 sintomas físicos e psicológicos e teste online | Zenklub

Um caso numa escola de Recife deixou o Brasil chocado: 26 alunos sofreram uma crise nervosa dentro de sala de aula e precisaram de atendimento médico fora do colégio. Os relatos sobre a causa e o espalhamento do surto ainda não são claros, mas especialistas já diagnosticaram o caso como uma crise de ansiedade coletiva. Em um colégio do interior de São Paulo, vários alunos se cortaram com a lâmina do apontador de lápis. O que está por trás deste comportamento “contagioso” entre os estudantes? O quanto dos efeitos da pandemia pode ter influenciado a fragilidade emocional dos jovens?

Especialistas em psicologia e educação discutiram isso no podcast Isso É Fantástico desta semana, apresentado por Tábata Poline. O psiquiatra Guilherme Polanczyck, professor de psiquiatria da infância e do adolescência da faculdade de Medicina da USP, explicou o conceito de “contágio emocional”, que está sendo cada vez mais visível entre os jovens. Já a diretora-executiva da consultoria em inteligência educacional Vozes da Educação, Carolina Campos, colocou em perspectiva a atenção que o Brasil dá à saúde mental dos estudantes em comparação com outros países. Segundo ela, nos EUA, já investem massivamente em políticas públicas de saúde mental para as escolas, enquanto no Canadá e na Austrália isso já é debate desde a década de 1970. Também participa do podcast a repórter Beatriz Castro, que acompanhou e noticiou todo o caso em Recife.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *