Presos fazem rebelião no Centro de Detenção Provisória Belém II, na Zona Leste de São Paulo
Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), o motim começou quando agentes faziam a vistoria semanal na ala de presos do regime semiaberto. Alguns dos detentos se recusaram a passar por revista e queimaram colchões, lençóis e cobertores. Situação já foi controlada.
Presos fazem rebelião no Centro de Detenção Provisória Belém II, na Zona Leste de SP https://21afbdf77f3cb032c8c127672c1d4532.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
O Centro de Detenção Provisória de Chácara Belém II, na Zona Leste de São Paulo, foi alvo de uma rebelião de presos durante a tarde desta terça-feira (8).
Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), o motim começou quando os agentes penitenciários começaram a vistoria semanal na ala da progressão penitenciária, onde ficam os presos do regime semiaberto.
Alguns dos detentos se recusaram a passar por revista e, quando os agentes insistiram, eles queimaram dois colchões, lençóis e cobertores, segundo o secretário da Administração Penitenciária, Nivaldo Restivo.
O Centro de Detenção Provisória de Chácara Belém II, localizado no bairro do Belém, na Zona Leste de São Paulo. — Foto: Divulgação/SAP
A SAP acionou o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) do governo paulista, uma espécie de tropa de choque interna para conter tumultos, e a rebelião foi controlada.
De acordo com a SAP, o fogo no local também foi controlado e os detentos passaram por contagem.
Aos menos três presos estão sendo atendidos por intoxicação por conta da fumaça, segundo a secretaria.
Pelo menos 16 detentos que iniciaram a revolta foram identificados e podem perder o direito ao regime semiaberto, voltando ao regime fechado, de acordo com a pasta.