Segunda-feira, 31 de janeiro
Bom dia. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado.
Olá, boa noite! 🌛
Temporais no estado de São Paulo deixam pelo menos 24 mortos e 660 famílias desabrigadas ou desalojadas. Cadela Pandora é encontrada 45 dias após ter sumido em aeroporto de SP. Procuradoria-Geral da República denuncia o ministro da Educação, Milton Ribeiro, por declarações homofóbicas. Ciência avança em pesquisas sobre casais em que apenas uma pessoa é infectada pela Covid. Rihanna confirma gravidez do 1º filho com o rapper A$AP Rocky.
Temporais em SP
Deslizamento de terra em Franco da Rocha, na Grande SP, neste domingo (30) — Foto: Orlando Junior/Futura Press/Estadão Conteúdo
Chegou a 24 o número de mortes causadas pelos temporais devastadores que atingiram o estado de São Paulo nos últimos dias. Oito delas foram registradas em Franco da Rocha, na Grande SP, onde os bombeiros continuam os trabalhos de buscas por desaparecidos. Ao menos dez das vítimas são menores de idade, sendo oito crianças e dois adolescentes. Um bebê de apenas três meses chegou a ser socorrido após um desabamento em Itapevi, mas não resistiu. As chuvas causaram deslizamentos de terra, transbordamento de rios e alagamentos. A Defesa Civil informou que pelo menos 660 famílias ficaram desabrigadas ou desalojadas. Entre as cidades mais atingidas na região metropolitana, também estão Arujá, Embu das Artes, Francisco Morato e Osasco. No interior, as tempestades provocaram estragos em Jaú, Ribeirão Preto e Várzea Paulista. Veja aqui quem são as vítimas até o momento.
❤️🐶❤️Reencontro emocionante
Reinaldo Júnior reencontra a cachorra Pandora depois de 45 dias de procura em Guarulhos, na Grande São Paulo. — Foto: Reprodução/Redes Sociais
A cadelinha que tinha sido perdida no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) foi encontrada depois de 45 dias. Neste domingo (30), funcionários do local viram Pandora circulando pelo Terminal 3 e conseguiram entrar em contato com o tutor dela para entregá-la de volta (assista aqui ao reencontro). A cachorra perdeu oito quilos e foi internada em um hospital veterinário, onde deve permanecer por 72 horas.
Ação no STF
A Procuradoria-Geral da República denunciou nesta segunda-feira (31) o ministro da Educação, Milton Ribeiro, ao Supremo Tribunal Federal (STF) por declarações homofóbicas. O crime de homofobia é reconhecido pela Corte desde 2019. A investigação foi motivada por uma entrevista que Ribeiro concedeu ao jornal “O Estado de S. Paulo” em setembro de 2020, na qual relacionou a homossexualidade a “famílias desajustadas”. Na ocasião, ele disse ainda que havia adolescentes “optando por ser gay”. Após a repercussão negativa das declarações, o ministro disse que a fala havia sido retirada de contexto e pediu desculpas. A denúncia é o ato formal em que a PGR pede a abertura de uma ação penal. Cabe ao STF decidir se recebe o pedido – ou seja, se Ribeiro se tornará réu no processo. Segundo o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, o ministro discriminou jovens por sua orientação sexual.
Tem 5 minutos?
😷 Sabe aquele casal em que um dos dois pega Covid e tem sintomas, mas o outro nem sente nada – e mesmo tendo contato próximo com a parceira ou o parceiro infectado? Então, a ciência finalmente está começando a desvendar esse que é um dos maiores mistérios do coronavírus. O que acontece é que algumas pessoas são naturalmente mais resistentes à doença. O g1 publicou um vídeo que explica direitinho por que isso acontece. 📲 Confere lá.
A BOA DO DIA 🍼🧸🎈
Rihanna e o rapper A$AP Rocky em foto para campanha da marca de cosméticos Fenty Skin, fundada pela cantora — Foto: Reprodução/Instagram
A cantora Rihanna está grávida do 1º filho com o rapper A$AP Rocky. A informação foi divulgada nesta segunda com fotos do casal em Nova York. A estrela chegou a desmentir boatos de gravidez no final do ano passado. O namoro deles começou em novembro de 2020, segundo a imprensa americana.
Fonte: G1