Cidade de SP retoma vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos nesta segunda-feira; veja horários e locais de imunização

Segundo Secretaria Municipal da Saúde, 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 80 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas estarão disponíveis nesta segunda (31).


Criança toma a vacina contra a Covid-19  — Foto: Freepik

Criança toma a vacina contra a Covid-19 — Foto: Freepik

A Prefeitura de São Paulo retoma nesta segunda-feira (31) a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades, iniciada no último sábado (22) após aprovação do uso infantil da Coronavac pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo a gestão municipal, estarão abertas 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 80 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas nesta segunda. As unidades disponíveis podem ser consultadas na página Vacina Sampa.

Até o último sábado (29), mais de 1 milhão de crianças de 5 a 11 anos já tinha sido vacinadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no estado de São Paulo, de acordo com o governo paulista. O número representa 25,01% do público infantil desta faixa etária. https://44571474be6f026464a8a4974dca8e68.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Do total de crianças vacinadas no estado, cerca de 409 mil estão na capital paulista. Segundo a Prefeitura de São Paulo, cerca de 37,7% das crianças dessa faixa etária já foram imunizadas na cidade até o fim de semana.

As faixas etárias que mais procuraram os postos de saúde na capital até agora foram a de crianças de 9, 10 e 11 anos, que atingiram mais de 40% de vacinados. Por causa das fortes chuvas na cidade, a gestão municipal cancelou a imunização de pessoas com 12 anos ou mais neste domingo (30).

Para se vacinarem, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis no ato da vacinação. Crianças de 5 anos e aquelas de 5 a 11 anos imunocomprometidas devem ser imunizadas exclusivamente com a vacina Pfizer pediátrica. Já as que têm de 6 a 11 anos podem ser vacinadas com a CoronaVac.

Horários dos locais de vacinação nesta segunda (31):

  • Mega drive-thrus: Vacinação Adolescentes e Adultos – Funcionamento das 8h às 17h.
  • Megapostos: Vacinação Adolescentes e Adultos – Funcionamento das 8h às 17h.
  • Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Vacinação Crianças, Adolescentes e Adultos – Funcionamento das 7h às 19h.
  • AMAs/UBSs Integradas: Vacinação Crianças, Adolescentes e Adultos – Funcionamento das 7h às 19h.
São Paulo ultrapassa a marca de 1 milhão de crianças vacinadas com 1ª dose

São Paulo ultrapassa a marca de 1 milhão de crianças vacinadas com 1ª dose

Intervalo de 28 dias da Coronavac

Na terça-feira (25), a Prefeitura de São Paulo informou que ampliou o intervalo entre a 1ª e a 2ª doses da Coronavac para 28 dias para crianças de 6 a 11 anos, seguindo as orientações do Instituto Butantan, fabricante do imunizante.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Coordenaria de Vigilância em Saúde (Covisa) está reorientando todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para que os retornos sejam sempre agendados após 28 dias da primeira dose, não 15 dias, como vigorava antes.

Já o intervalo entre a primeira e a segunda dose da Pfizer pediátrica continua em 56 dias ou oito semanas.

De acordo com a gestão municipal, os responsáveis pelas crianças que receberam o cartão com o retorno para a D2 após 15 dias também serão orientados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) sobre o novo intervalo de 28 dias. Para os adultos, o intervalo entre as doses permanece 15 dias.

Intervalos para a segunda dose das vacinas na cidade de São Paulo:

Crianças:

  • Pfizer Pediátrica: 56 dias ou 8 semanas após a 1° dose
  • Butantan (Coronavac) Pediátrica: 28 dias ou 4 semanas após a 1° dose

Adultos e adolescentes:

  • Butantan (Coronavac) adultos: 15 dias após 1°dose
  • AstraZeneca: 08 semanas (56 dias) após 1°dose (excepcionalmente sendo feitas com o imunizante Pfizer, na ausência da AstraZeneca)
  • Pfizer maiores de 12 anos: 21 dias após 1° dose
  • Janssen: de 2 a 6 meses após 1° dose (excepcionalmente sendo feitas com o imunizante Pfizer, na ausência da Janssen)

Fonjte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *