Geral

Papai Noel de shopping em SP faz declarações racistas a crianças, relata família

‘Esse presente não condiz com sua realidade’, teria dito o funcionário após ouvir o pedido de criança negra. Shopping Plaza Sul diz que Papai Noel era contratado por uma empresa terceirizada e foi substituído.


Acusação de racismo em shopping de São Paulo

Acusação de racismo em shopping de São Paulo https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Uma mãe e seus quatro filhos ouviram declarações racistas do Papai Noel do shopping Plaza Sul, na Zona Sul de São Paulo. O caso aconteceu na última sexta-feira (3) e foi relatado nas redes sociais pela autônoma Tamiris Silva de Oliveira.

Ao SP1, a mãe contou que levou os filhos para um passeio no shopping e quando passaram em frente à decoração de Natal foram convidados a tirar uma foto com o Papai Noel.

“O Papai Noel chamou meu filho de seis anos e perguntou o que ele queria ganhar de presente. Aí meu filho falou que queria um hoverboard [skate elétrico]. Aí ele falou assim: ‘mas quanto que o seu pai ganha? Olha, esse presente não condiz com a sua realidade'”, conta Tamiris.

De acordo com ela, o homem foi arrogante com a criança e sua primeira reação foi se afastar.

“Aí ele chamou meu filho mais velho, de 12 anos, e perguntou o que ele queria também. O meu filho falou um celular. Aí ele falou: ‘não, esquece!’. Foi a resposta dele. Quando eu estava já pra me retirar do local, ele perguntou pra mim: ‘os quatro filhos são seus?’. Eu falei que sim. Ele falou: “você não tem televisão na sua sala?.”

Família tira foto com Papai Noel e relata declarações racistas. — Foto: Reprodução/TV Globo

Família tira foto com Papai Noel e relata declarações racistas. — Foto: Reprodução/TV Globo

A ONG Novos herdeiros, que atende famílias na Zona Sul da capital, está prestando assistência psicológica e jurídica à família. Um dos filhos de Tamiris participa das atividades da ONG.

“Uma atitude racista, classista. Diretamente envolvendo o Papai Noel, que está inserido e que está sob a tutela do shopping Plaza Sul”, diz o presidente da ONG, Marcelo Campos.

Tamiris afirmou que o shopping convidou a família para uma nova visita ao Papai Noel, mas as crianças não quiseram. “Psicologicamente nós estamos abalados. Não é só mais uma fala.”

Em nota, o Plaza Sul Shopping disse que o ator que interpretava o Papai Noel era contratado por uma empresa terceirizada e que já foi substituído. O shopping disse que lamenta o ocorrido e que se solidariza com a família.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *