Basquete

Atletas sergipanos irão disputar Pan de basquete Master 35+ pela seleção brasileira

Por Redação do ge — Aracaju


Sergipanos irão disputar Pan-Americano de basquete em El Salvador

Sergipanos irão disputar Pan-Americano de basquete em El Salvador

Uma dupla sergipana está fazendo bonito no basquete, e agora a nível internacional. Igor Cruz e Emmanuel Victor foram convocados pela seleção brasileira Master 35+, e irão representar o país no Pan-Americano de basquete da categoria.

Igor Reis, sergipano da seleção brasileira Master 35+ de basquete — Foto: Arquivo pessoal

Igor Reis, sergipano da seleção brasileira Master 35+ de basquete — Foto: Arquivo pessoal

A competição acontece em El Salvador, de 20 de fevereiro a 1º de março. Esta será a segunda vez de Igor no torneio, vindo de um vice-campeonato em 2023, no Pan realizado no México. Já Emmanuel foi convocado para o torneio pela primeira vez.

Emannuel foi campeão Norte/Nordeste de basquete Master 35+ em 2025. Ainda assim, a convocação veio para ele como uma surpresa, e teve grande apoio de Igor, que o incentivou a seguir o caminho após sua passagem pela equipe nacional.

– Se eu disser que esperava, estou mentindo. Mas tinha esse objetivo. Igão teve sua primeira convocação em 2024, chegou para mim e disse ‘dá, confio em você, sei que a gente pode e outros sergipanos conseguem’. Temos em mente que mais sergipanos irão – disse o atleta.

Para o atleta, o grande desafio do Pan será a parte física, visto que a disputa envolve seleções de diversos países do continente. Nada que tire o foco e a confiança na preparação para um bom resultado.

– Fiquei muito feliz e estou ansioso, na expectativa, treinando bastante. Principalmente o físico, porque o jogo será muito mais intenso, contra atletas de outros países – acrescentou.

Igor já tem maior experiência em eventos internacionais. Além da medalha já conquistada em Pan, o sergipano fez parte da seleção brasileira no Mundial de Basquete Master, no ano passado, na Suíça. O Brasil fez boa campanha e ficou com o quinto lugar.

– A expectativa pode dobrar, porque agora teremos uma equipe mais coesa, que jogou junto o Brasileiro e foi campeã. Vamos com treinador e comissão técnica para disputar de igual para igual com as equipes – afirmou ‘Igão’, como é conhecido.

Emmanuel Victor, sergipano da seleção brasileira Master 35+ de basquete — Foto: Arquivo pessoal

Emmanuel Victor, sergipano da seleção brasileira Master 35+ de basquete — Foto: Arquivo pessoal

Porém, a jornada até lá não é fácil, e não apenas na parte esportiva. Em competições da categoria, os custos da viagem são todos bancados pelos atletas. Por isso, eles estão buscando formas de arrecadar fundos.

Emannuel, por exemplo, tem feito campanhas nas redes sociais e pedido divulgação de amigos e familiares. Já Igor irá lançar uma rifa para contar com a ajuda do público.

– Estamos a base de rifas e do apoio da galera. Estarei lançando agora minha rifa para chegar lá e conquistar mais esse sonho – pontuou.

Apesar das dificuldades, o sentimento é de empolgação não apenas com a oportunidade, mas com a chance de fazer uma boa campanha. O técnico Thiago Fernandes, envolvido na preparação da dupla sergipana, ressaltou a capacidade do Brasil no torneio.

– Eles fizeram uma equipe maravilhosa, juntando várias peças como um quebra-cabeça, compondo a seleção. Um complementa o outro, e dá para esperar muita coisa – completou o treinador.

O Pan-Americano de basquete Master 35+ terá cerca de 3.500 atletas, englobando os países do continente e alguns convidados vindos da Europa.

Fonte: Ge

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *