Volei

MS se candidata para sediar jogos da Superliga e do circuito de vôlei de praia

MS se candidata para sediar jogos da Superliga e do circuito de vôlei de praia

Federação de voleibol do estado apresentou oficialmente o interesse à confederação da modalidade

Por Judson Marinho | 11/01/2026 19:01
Mato Grosso do Sul se candidata a sediar jogos da Superliga em 2026

Ginásio Guanandizão sediando partida da final da Supercopa de Vôlei em 2025 (Foto: Juliano Almeida)
Mato Grosso do Sul oficializou a candidatura para se manter no calendário nacional do vôlei em 2026. Ao Campo Grande News, o presidente da FVMS (Federação de Voleibol de Mato Grosso do Sul), Gabriel Braite, informou que a entidade protocolou solicitação junto à CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) para sediar partidas da Superliga de vôlei de quadra e também uma etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia.

Nos últimos anos, Campo Grande se consolidou como palco de grandes eventos da modalidade. Em dezembro de 2024, o Ginásio Guanandizão recebeu o confronto entre Vedacit Vôlei Guarulhos e Vôlei Renata, válido pela Superliga 2023/24.

A partida contou com a presença de campeões olímpicos como o levantador Bruninho e o ponteiro Maurício Borges, além do central sul-mato-grossense Judson Nunes, de 26 anos. Cerca de cinco mil torcedores acompanharam a vitória do Vôlei Renata por 3 sets a 0, com parciais de 25/23, 25/16 e 25/20.

Ainda no primeiro semestre do ano passado, em março, outro jogo da Superliga movimentou o ginásio. O Sada Cruzeiro, então campeão mundial, venceu o Suzano (SP) por 3 sets a 1, pela edição 2024/25 do torneio. O destaque da noite foi o medalhista olímpico Douglas Souza, eleito o melhor em quadra.

Sete meses depois, o clube mineiro voltou à Capital e conquistou mais um título. Em 2025, o Cruzeiro levantou a taça da Supercopa ao derrotar o Itambé Minas por 3 sets a 0, novamente com atuação decisiva de Douglas, autor de 18 pontos.

Campo Grande também sediou a final feminina da Supercopa, quando o Osasco São Cristóvão Saúde superou o Sesi Vôlei Bauru por 3 sets a 0. As estrangeiras Bianca Cugno, da Argentina, e Caitie Baird, dos Estados Unidos, comandaram a vitória e foram os principais nomes da decisão.

Finais do Top 16 da 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia disputado no Parque das Nações Indígenas em 2024 (Foto: Paulo Francis)
Vôlei de praia – A capital sul-mato-grossense viveu grande movimentação entre 2022 e 2024 no vôlei de praia, quando recebeu três etapas consecutivas do Circuito Brasileiro no Parque das Nações Indígenas.

Em 2025, porém, a cidade ficou fora do calendário. Segundo a FVMS, a CBV optou por levar a etapa da região Centro-Oeste para o estado de Mato Grosso, após Campo Grande ter sediado o evento por três anos seguidos.

Em 2024, a arena móvel montada no parque ficou lotada durante as finais da primeira etapa do circuito nacional, realizadas em janeiro. Subiram ao pódio nomes de peso como Alison Cerutti, o “Mamute”, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 e prata em Londres 2012, além da dupla Duda e Ana Patrícia, campeã no feminino e posteriormente medalhista de ouro em Paris 2024.

Na edição de 2022, outro campeão olímpico marcou presença: Bruno Schmidt, parceiro de Alison no título olímpico de 2016, que competiu em Campo Grande ao lado do atleta local Saymon Barbosa.

Além dos grandes nomes nacionais e internacionais, atletas de Mato Grosso do Sul também se destacaram jogando em casa.

O três-lagoense Arthur Mariano, ao lado de Adrielson, venceu a etapa Top 12 de Campo Grande em 2023 e conquistou medalhas de bronze nas edições de 2022 e 2024. Já Victória Lopes, natural de Ivinhema, ficou com a prata em 2023, formando dupla com Tainá, de Sergipe.

A aquidauanense Talita Antunes, atualmente com 43 anos, também participou das etapas realizadas na Capital nos últimos anos.

Com o histórico recente de grandes públicos e partidas decisivas, a FVMS aposta no potencial esportivo e estrutural do Estado para voltar a integrar o calendário nacional do vôlei.

A expectativa agora é pelo posicionamento da CBV sobre a candidatura sul-mato-grossense para 2026

Fonte: Campo Grande News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *