Paralimpicos

CPB divulga calendário dos Mundiais Paralímpicos em 2026

CPB divulga calendário dos Mundiais Paralímpicos em 2026

Com apoio institucional, investimentos estratégicos e parcerias, o Ministério do Esporte atua para garantir estrutura e condições para que atletas paralímpicos mantenham o país entre as maiores potências do mundo
.

Mundial Paralímpico de Halterofilismo. Foto: CPB

Oparadesporto brasileiro entra em 2026 com um dos calendários mais robustos da história e com a expectativa de consolidar o Brasil como referência internacional. Mundiais, eventos em solo nacional e a participação nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Milão-Cortina compõem uma temporada estratégica que tem no Ministério do Esporte (MEsp) um grande articulador das políticas públicas que sustentam o alto rendimento e o desenvolvimento da base.

Entre os destaques de 2026 estão os Campeonatos Mundiais de modalidades estratégicas, como o Mundial de Tiro Esportivo, em setembro, em Changwon (Coreia do Sul), e o Mundial de Halterofilismo, em dezembro, em Manama (Bahrein). Em agosto, o Brasil assume papel de anfitrião ao sediar o Mundial de Rúgbi em Cadeira de Rodas, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

O ano também marca a participação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026, que começa dia 06 de fevereiro, e amplia  a presença do país em modalidades de neve e gelo.  Para o secretário Nacional de Paradesporto do MEsp,  Fábio Araújo, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é estratégico no desenvolvimento do esporte para pessoas com deficiência no país.

Segundo ele, a atuação do CPB vai além dos resultados no alto rendimento e se consolida também pelo investimento contínuo na formação de atletas desde a base, em todas as regiões do Brasil. “O Comitê Paralímpico Brasileiro realiza um trabalho exemplar, que não se restringe à excelência esportiva, mas envolve um forte investimento na formação de atletas de base em todo o país. Para a SNPAR e para o Ministério do Esporte, dar visibilidade ao movimento paralímpico é um pilar estratégico, pois inspira novos talentos e amplia a participação. Seguiremos lado a lado com o CPB, fortalecendo o esporte paralímpico e garantindo que mais pessoas com deficiência tenham acesso às práticas esportivas”, afirmou o secretário.

Em 2026, o Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo será novamente o epicentro do paradesporto nacional. O espaço receberá ao menos sete competições internacionais, entre elas as etapas do Circuito Mundial de Atletismo e a Copa América de Futebol de Cegos. A intensa ocupação reflete o investimento contínuo do Ministério do Esporte em custeio, manutenção e convênios, assegurando infraestrutura moderna, tecnologia de ponta e suporte técnico aos atletas.

Confira em detalhes o calendário de Mundiais Paralímpicos de 2026:

Mês Modalidade Datas Cidade / País
Fevereiro Badminton 8/2 a 14/2 Manama, Bahrein
Junho Goalball 5/6 a 16/6 Hangzhou, China
Julho Rúgbi em Cadeira de Rodas 15/7 a 24/7 São Paulo, Brasil
Julho–Agosto Vôlei Sentado 8/7 a 17/8 Hangzhou, China
Agosto Hipismo 19/8 a 23/8 Aachen, Alemanha
Agosto–Setembro Bocha 24/8 a 4/9 Seul, Coreia do Sul
Agosto Remo 24/8 a 30/8 Amsterdã, Holanda
Agosto Canoagem 26/8 a 28/8 Poznan, Polônia
Setembro Ciclismo de Estrada 4/9 a 7/9 Huntsville, Estados Unidos
Setembro Tiro Esportivo 7/9 a 18/9 Changwon, Coreia do Sul
Setembro Basquete em Cadeira de Rodas 9/9 a 19/9 Ottawa, Canadá
Setembro Judô 20/9 a 28/9 Tbilisi, Geórgia
Setembro Triatlo 25/9 a 27/9 Pontevedra, Espanha
Outubro–Novembro Ciclismo de Pista 29/10 a 1/11 Apeldoorn, Holanda
Novembro Taekwondo Data e local a confirmar
Novembro Tênis de Mesa 13/11 a 19/11 Pattaya, Tailândia
Dezembro Halterofilismo Data a confirmar Manama, Bahrein
*Evento sujeito a alterações. (CPB)

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte 

Cultura, Artes, História e Esportes
Fonte: Gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *