O ex-presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) Diogo Soares de Melo Franco é o novo secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Ele assume a vaga deixada por Leonardo Monteiro Rodrigues, que saiu da pasta após trocas no comando. A nomeação foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais nesta quarta-feira (7/1).

Franco presidiu a Feam entre 2015 e 2016, na época da gestão de Fernando Pimentel (PT), sendo servidor de carreira da fundação desde 2006. Após deixar a Feam, ele passou a atuar na Semad como subsecretário de Gestão Ambiental.

O novo adjunto da pasta entra no lugar de Leonardo Monteiro Rodrigues, exonerado no dia 24 de dezembro de 2025. O desembarque de Rodrigues ocorreu na mesma data em que o governo de Romeu Zema (Novo) promoveu mudanças no alto escalão da pasta.

A então secretária Marília Melo deixou a secretaria para assumir a presidência da Copasa e conduzir o processo de privatização da companhia de saneamento. O procurador do Estado Lyssandro Norton se tornou o novo titular da Semad. Ele tem pós-doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutorado em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC/Rio e mestrado em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos.

Fonte: O Tempo