Bloqueio dos EUA ao petróleo venezuelano sancionado segue em vigor no mundo
Bloqueio dos EUA ao petróleo venezuelano sancionado segue em vigor no mundo
Governo americano também afirmou que Trump seguirá apreendendo petroleiros, apesar de tensões com Rússia e China

O secretário de Defesa, Pete Hegseth, afirmou nesta quarta-feira (7) que um bloqueio dos EUA ao petróleo venezuelano sancionado permanece em pleno vigor “em qualquer lugar do mundo”.
O presidente Donald Trump ordenou um “bloqueio” de todos os petroleiros de petróleo sancionados que entram e saem da Venezuela em 16 de dezembro.
Os EUA estão tentando apreender um petroleiro de bandeira russa com ligações com a Venezuela após uma perseguição de mais de duas semanas pelo Atlântico, disseram dois funcionários dos EUA à Reuters.
Casa Branca mantém apreensões
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse nesta quarta que o presidente Donald Trump “não tem medo” de continuar apreendendo petroleiros sancionados, apesar das preocupações de que isso possa aumentar as tensões com a Rússia e a China.
“Ele vai aplicar a nossa política que é a melhor para os Estados Unidos da América”, disse ela a repórteres durante uma coletiva de imprensa. “Isso significa fazer cumprir o embargo contra todas as embarcações da chamada ‘frota fantasma’ que estejam transportando petróleo ilegalmente.”
As declarações de Leavitt ocorreram horas depois de os militares dos EUA assumirem o controle de dois petroleiros, incluindo um navio de bandeira russa que vinha sendo perseguido havia mais de duas semanas. Ela minimizou o risco de que isso provoque uma escalada entre os EUA e a Rússia, argumentando que Trump mantém um bom relacionamento com o presidente russo, Vladimir Putin.
“Acredito que esses relacionamentos pessoais vão continuar”, afirmou, acrescentando que Trump deixou claro que a apreensão de petroleiros sancionados é “a política desta administração, e ele não tem medo de implementá-la”.
[Com informações de Adam Cancryn, da CNN]
Fonte: CNN

