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Rodoanel de SP: um Raio-X da maior obra viária do país, que deveria ter sido entregue em 2006

Por Gustavo Honório, g1 SP — São Paulo

  • Iniciadas em 1998 durante o governo Mário Covas, as obras do Rodoanel de São Paulo estão se aproximando da reta final.

  • A previsão do governo estadual é a de que o anel viário esteja totalmente concluído até o fim de 2026, quase 20 anos depois do prazo inicialmente previsto.

  • A obra do Rodoanel já foi alvo de diversas investigações por suspeita de superfaturamento, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, fraudes à licitação e cartel entre as empreiteiras.

Exclusivo: SP2 percorre trecho do Rodoanel Norte que será inaugurado na segunda-feira (22)

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Iniciadas em 1998 durante o governo Mário Covas, as obras do Rodoanel de São Paulo estão se aproximando da reta final. Após 13 anos desde o início da obra, o penúltimo trecho do empreendimento foi inaugurado nesta segunda-feira (22).

🔎 O trecho 1 do Rodoanel Norte tem 24 quilômetros de extensão e conecta as rodovias federais Fernão Dias e Presidente Dutra. A liberação ao tráfego de veículos está prevista para esta terça-feira (23). Já o trecho 2, com 20 quilômetros, deve ser concluído em setembro de 2026 e atravessa os municípios de São Paulo, Guarulhos e Arujá.

Dividido em quatro partes (Oeste, Sul, Leste e Norte), o Rodoanel terá 176 quilômetros de extensão quando estiver totalmente finalizado. O projeto original previa a conclusão das obras em oito anos, até 2006, com o objetivo de desviar o tráfego de passagem, especialmente de caminhões, das vias internas da capital, como as marginais Tietê e Pinheiros.

Segundo o governo do estado, a expectativa é de que o anel viário seja concluído até o fim de 2026, quase 20 anos após o prazo inicialmente previsto, em meio a sucessivos atrasos e polêmicas ao longo da execução do projeto.

Confira um infográfico sobre a trajetória da construção considerada a maior obra viária do Brasil

Raio-X Rodoanel Mário Covas — Foto: Arte/g1

Raio-X Rodoanel Mário Covas — Foto: Arte/g1

Exclusivo: SP2 percorre trecho do Rodoanel Norte que será inaugurado na segunda-feira (22)

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Histórias (e polêmicas) do Rodoanel

Desabamento em 2009

Desabamento no Rodoanel em 2009 — Foto: Reprodução

Desabamento no Rodoanel em 2009 — Foto: Reprodução

Três vigas de sustentação de um viaduto em construção do Trecho Sul do Rodoanel Mário Covas desabaram em novembro de 2009. Foram atingidos um caminhão e dois carros que passavam pela Rodovia Régis Bittencourt, e três pessoas ficaram feridas.

Peritos criminais envolvidos na investigação sobre as causas do acidente apontaram que o desabamento foi provocado por falha ou ausência do travamento provisório das vigas. A avaliação dos investigadores foi a de que o tombamento de uma das vigas criou um “efeito dominó”, fazendo com que as outras duas também desabassem.

Morte durante obras

Em dezembro de 2009, um operário morreu em um canteiro de obras do Rodoanel próximo a Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. Segundo os bombeiros, a vítima caiu em uma máquina cimenteira enquanto trabalhava.

Histórico de corrupção

obra do Rodoanel já foi alvo de diversas investigações por suspeita de superfaturamento, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, fraudes à licitação e cartel entre as empreiteiras.

Em 2020, o ex-governador José Serra chegou a ser alvo de buscas após denúncia do Ministério Público Federal, que acusou o político de lavagem de dinheiro pelo suposto recebimento de propina da empresa Odebrecht durante as obras do Rodoanel no Trecho Sul.

Ex-executivos da construtora denunciaram o pagamento de propina à Serra, que na ocasião era candidato ao governo estadual, para cobrir os gastos do caixa 2 da campanha eleitoral e estreitar relações com o futuro chefe do Executivo.

Serra nega as irregularidades, afirmando que sempre agiu com lisura, e até agora não houve condenação transitada em julgado relacionada a essas acusações específicas sobre o Rodoanel.

Já no trecho Norte do Rodoanel, houve investigação sobre um esquema que desviou cerca de R$ 625 milhões das obras durante a inclusão de aditivos após contrato firmado com a OAS no Lote 2, em outubro de 2014. Também não houve condenações nesse caso.

Achados arqueológicos

Em Carapicuíba, na Grande São Paulo, um museu construído para abrigar peças arqueológicas encontradas durante as escavações do Rodoanel estava abandonado em 2018. O Ministério Público chegou a abrir uma investigação para apurar o caso.

Bomba falsa e sequestro armado

Havia uma suspeita de bomba na cabine, mas o artefato não tinha material explosivo.

O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), tropa de elite da corporação, foi ao local e ajudou a retirar o motorista do veículo, que foi levado ao hospital. Ele estava com as mãos amarradas quando foi encontrado.

Dias depois, o motorista de carreta Dener Laurito dos Santos, de 52 anos, confessou à Polícia Civil que inventou toda a história. Segundo os investigadores, durante o interrogatório, policiais confrontaram Dener com inconsistências entre o relato dele e o que havia sido apurado até então. Para a polícia, nada do que ele descreveu aconteceu. Diante dos questionamentos, o motorista admitiu que forjou toda a situação. Quando ele confessou, não se emocionou.

Infográfico Carreta bloqueou Rodoanel por quase cinco horas — Foto: Arte/g1

Infográfico Carreta bloqueou Rodoanel por quase cinco horas — Foto: Arte/g1

1° trecho do Rodoanel Norte tem 26 km de extensão e será entregue em 22 de dezembro pelo governo de SP. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

1° trecho do Rodoanel Norte tem 26 km de extensão e será entregue em 22 de dezembro pelo governo de SP. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Fonte: G1

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