Saúde e Coren-SP alinham ações contra violência na enfermagem
Saúde e Coren-SP alinham ações contra violência na enfermagem
Por:

Daniel de Paula
Foto: Daniel de Paula/Pref. Rio Preto
A Secretaria Municipal de Saúde de São José do Rio Preto recebeu, nesta semana, representantes do Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo) para tratar do fortalecimento das ações de prevenção e enfrentamento à violência contra profissionais de enfermagem no município.
O encontro contou com a presença do secretário de Saúde, Rubem Bottas, do primeiro-secretário do Coren-SP e coordenador do Gabinete de Prevenção à Violência, Wagner Batista, do conselheiro coordenador de projetos, Fernando Vieira, da chefe técnica da subseção do Coren em Rio Preto, Geisa Simonato, da conselheira e coordenadora de projetos, Vanessa Scarcella, além de colaboradoras do Conselho e da assessora da Secretaria, Josilaine Gonçalves.
Entre os encaminhamentos, foram pactuadas medidas como o fortalecimento das rondas da Guarda Municipal nas unidades, a criação de uma linha direta de comunicação entre Secretaria e Coren-SP e a implantação do botão do pânico, que deverá ser instalado nas unidades em até 90 dias.
O secretário Rubem Bottas destacou a importância da parceria para proteger quem atua na linha de frente:
“Já reduzimos significativamente os casos de violência com o apoio da Guarda Municipal nas UPAs, e agora avançamos com a implantação do botão do pânico, que deverá ser instalado em até 90 dias. Também estabelecemos uma linha direta de comunicação com o Coren-SP. Estamos unidos para proteger e valorizar nossos profissionais de saúde”.
O Coren-SP reforçou que o município demonstra compromisso com protocolos de acolhimento e segurança, essenciais para o enfrentamento da violência contra a categoria.
Fonte: RioPreto.Sp.Gov

