Moradores de SP reclamam de falhas no serviço Cata-Bagulho da Prefeitura
Moradores de SP reclamam de falhas no serviço Cata-Bagulho da Prefeitura, que recolhe móveis e entulhos
Em nota, a Prefeitura de São Paulo reconheceu o problema e informou que houve uma falha no repasse do plano de trabalho do Cata-Bagulho ao serviço 156.
Por Redação TV Globo e g1 SP — São Paulo
Moradores de São Paulo reclamam de falhas no serviço Cata-Bagulho
O serviço Cata-Bagulho, responsável por recolher gratuitamente móveis velhos, pedaços de madeira e outros objetos volumosos nas ruas de São Paulo, tem sido alvo de críticas nas últimas semanas.
Moradores de diferentes regiões da cidade afirmam que o caminhão não tem passado conforme o cronograma divulgado pela Prefeitura.
Criado em 2007, o Cata-Bagulho tem como objetivo reduzir o descarte irregular de resíduos, especialmente em épocas de chuva, quando o acúmulo de entulho e móveis velhos pode causar alagamentos. Os caminhões circulam duas vezes por mês em cada bairro, recolhendo itens que não podem ser destinados à coleta de lixo comum ou reciclável.
No Jardim Gonzaga, na Zona Leste, a equipe de limpeza encontrou sacos de entulho e madeira deixados na calçada de uma escola — um exemplo de descarte irregular.
“Pedimos que os moradores deixem o material no portão da casa, no dia certo da coleta. Assim facilita para todos”, explicou Rafael, funcionário do serviço.
Segundo a Secretaria das Subprefeituras, os resíduos volumosos podem ser descartados de duas formas: aguardando o Cata-Bagulho ou levando o material até um dos 130 ecopontos distribuídos pela cidade. No entanto, muitos moradores afirmam não saber quando o caminhão passa na sua rua. Outros preferem levar o material direto ao ecoponto, por segurança.
A equipe do SP1 testou o atendimento pelo telefone 156 da Prefeitura e constatou falhas no sistema: ao ligar, a reportagem recebeu informações desatualizadas — o atendimento indicava uma data já passada e dizia que a nova programação “ainda não estava disponível”.
Em nota, a Prefeitura de São Paulo reconheceu o problema e informou que houve uma falha no repasse do plano de trabalho do Cata-Bagulho ao serviço 156. Segundo o órgão, a situação está sendo corrigida e as informações atualizadas estarão disponíveis a partir desta sexta-feira.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/e/A/tvc5pbSIGDuxOY3lABfA/videoframe-103819.png)
Produtos coletados pelo Cata-Bagulho. — Foto: Reprodução/ TV Globo
Como acionar o serviço Cata-Bagulho
- Acesse prefeitura.sp.gov.br
- No menu principal, clique em “Consulte a programação do Cata-Bagulho do seu bairro”.
- Escolha a sua região da cidade (Centro, Zona Norte, Sul, Leste ou Oeste).
- Selecione “Serviço Cata-Bagulho” e digite o endereço completo (exemplo: Praça da Sé).
- O sistema mostrará o dia e horário em que o caminhão passará na sua rua.
- É possível também ligar para o telefone 156 e obter a informação por atendimento telefônico.
Fonte: G1

