Virada Odontológica mobiliza rede municipal de saúde
Virada Odontológica mobiliza rede municipal de saúde em São Paulo com ações de prevenção até 24 de outubro; veja locais
Iniciativa envolve as 444 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com atendimento odontológico da capital e tem como foco a prevenção e orientação em saúde bucal. Veja endereços.
Por Redação g1 SP — São Paulo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/J/g/sDj94dQquvecNiTEm2Gw/bocacuidardosdentesantesdecirurgia.jpg)
Tratamento odontológico antes de uma cirurgia reduz o risco de contrair pneumonia no hospital — Foto: Furuta et al., CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo realiza, entre os dias 20 e 24 de outubro, a quarta edição da Virada Odontológica na capital paulista. A iniciativa, que acontece em alusão ao Dia Nacional da Saúde Bucal (25), envolve as 444 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com atendimento odontológico da capital e tem como foco a prevenção e orientação em saúde bucal.
Durante os cinco dias de evento, cada UBS promoverá atividades específicas voltadas ao público da região. Entre as ações previstas estão palestras, orientações em grupo, atividades lúdicas, entrega de kits de higiene bucal, aplicação de flúor, escovação supervisionada, avaliação odontológica e teatro educativo para crianças.
“Nesta edição da Virada Odontológica pretendemos alcançar ainda mais munícipes com nossas ações, pois pensar em saúde bucal é pensar em políticas públicas para incentivar a educação, conscientização e prevenção”, afirma Marta Lopes de Paula Cipriano, coordenadora da Área Técnica de Saúde Bucal da SMS.
Ela destaca que a capital tem investido na ampliação e melhoria da assistência integral à população.
Os endereços das UBSs participantes do evento você pode acessar clicando aqui
Segundo a prefeitura de São Paulo, a rede municipal de saúde bucal tem crescido nos últimos anos. Além das UBSs, São Paulo conta com 31 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), dois Centros de Cuidado Odontológico (CCOs), seis Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) e 15 Serviços de Assistência Especializada (SAEs).
Também há atendimento odontológico em 24 UPAs e outros cinco equipamentos de urgência/emergência, além de quatro hospitais municipais com cirurgiões bucomaxilofaciais e cinco Hospitais Dia com atendimento odontológico.
Os principais problemas identificados são cárie dental, doença periodontal, problemas de oclusão e alterações em tecidos moles da cavidade oral.
A rede oferece atendimentos especializados em áreas como ortodontia, endodontia, estomatologia, cirurgia oral menor, periodontia, odontopediatria, dor orofacial, implantes e próteses. Há também atendimento para pessoas com deficiência e procedimentos sob anestesia geral em cinco Hospitais Dia.
Desde 2021, mais de 479 mil próteses dentárias — parciais removíveis e totais — foram entregues gratuitamente à população.
🔍 Prevenção e diagnóstico precoce
A Assessoria Técnica de Saúde Bucal capacita anualmente as equipes da Atenção Básica para identificar alterações bucais iniciais, contribuindo para a prevenção de lesões pré-cancerosas e do câncer de boca. Casos suspeitos são encaminhados aos CEOs, onde são realizadas biópsias e, se necessário, os pacientes seguem para tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico.
A SMS também desenvolve ações contínuas de educação e promoção da saúde bucal, como o Programa Saúde na Escola (PSE), a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal durante a vacinação contra a Influenza, e iniciativas voltadas a crianças e idosos.
📱 Como acessar o atendimento em São Paulo
O atendimento odontológico pode ser agendado presencialmente nas UBSs ou pelo aplicativo Agenda Fácil, que oferece vagas para triagem odontológica. Pacientes com risco médio ou alto são encaminhados para tratamento agendado, que pode incluir procedimentos preventivos, clínicos, restauradores, cirúrgicos ou protéticos.
Em casos que exigem atenção especializada, o usuário é inserido no Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde (SIGA Saúde), podendo acompanhar o agendamento pelo aplicativo.
Para urgências como dor aguda, trauma dental ou infecções, o atendimento odontológico está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, em diversas UPAs e unidades de pronto atendimento da cidade.