Tabata Amaral anuncia Lúcia França como vice
Tabata Amaral anuncia Lúcia França como vice na disputa pela Prefeitura de SP
Deputada Federal de 30 anos foi confirmada em convenção partidária neste sábado (27), na capital paulista, ao lado do vice-presidente da República.
Por g1 SP — São Paulo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/d/3/sdWGOiQeyxLIeoxqJVFQ/lucia-franca-1.jpg)
Professora Lúcia França — Foto: Divulgação
A deputada federal Tabata Amaral, candidata à Prefeitura de São Paulo pelo PSB, anunciou nesta segunda-feira (5) que terá a professora e empresária Lúcia França como vice nas eleições municipais deste ano, formando a única chapa totalmente feminina na disputa.
Nascida na capital, Lúcia se mudou para o litoral do estado aos 12 anos, onde iniciou a carreira de professora. Desde 1988, ela faz parte da militância do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e chegou a concorrer a vice-governadora nas eleições de 2022, na chapa do então candidato Fernando Haddad (PT).
Lúcia é casada com Márcio França e já foi primeira-dama de São Paulo. Nesta época, presidiu o Fundo Social do estado.
Com o anúncio da vice, Tabata desiste oficialmente de uma possível aliança com o PSDB. Quando anunciou sua intenção de concorrer à prefeitura, a deputada pretendia ter Datena (PSDB) como vice.
Em entrevista ao g1, Tabata falou pela primeira vez sobre a vice.
” Estou muito feliz de poder essa notícia, conversando com uma mulher pelo simbolismo que isso tem. Vai ser a primeira vez, se Deus quiser e o povo votar, que São Paulo terá uma prefeita mulher e vice-prefeita mulher. A Professora Lúcia França tem uma trajetória muito parecida com a minha. Ela também vem de uma família humilde, viveu desde pequenas coisas que são muito comuns, como violência doméstica, dependência química em familiares, é uma mulher de luta. Cresceu pela educação, pelo trabalho, professora, empresária. Estou muito feliz de finalmente falar sobre isso. A política nos impõe certo tempo. Faz um tempo que fiz o convide para a professora Lúcia França. Era minha primeira escolha e fiquei feliz que ela aceitou, agora contando para todo mundo isso”, diz.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/D/c/mMNvILS6q5qrXulmc9Fw/whatsapp-image-2024-07-27-at-09.59.23.jpeg)
Tabata Amaral tem candidatura oficializada pelo PSB para concorrer à prefeitura de São Paulo — Foto: Filipe Gonçalves/TV Globo
A candidatura de Tabata foi confirmada em 27 de julho, na convenção do Partido Socialista Brasileiro (PSB).
“Se eu cheguei até aqui é porque forcei meu caminho contra a vontade de um sistema que devora quem vem da periferia”, escreveu a candidata em suas redes sociais.
Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente da República, esteve no evento e declarou apoio a Tabata. “Chegou o tempo das mulheres, da competência, da boa gestão, da honestidade. Chegou o tempo de Tabata prefeita”, discursou ele.
O partido ainda informou que terá 56 candidatos concorrendo às cadeiras de vereador na cidade.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/3/B/K0VFOETYmSGyFguYABLQ/whatsapp-image-2024-07-27-at-14.23.37.jpeg)
Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente da República, e Tabata Amaral (PSB), candidata à Prefeitura de SP — Foto: Reprodução
Quem é Tabata Amaral
Sexta deputada federal mais votada do estado de São Paulo nas eleições de 2018, Tabata Claudia Amaral de Pontes tem 30 anos e é formada em ciências políticas pelo Departamento de Governo da Universidade Harvard, nos Estados Unidos.