Geral

Tabata Amaral anuncia Lúcia França como vice

 

Por g1 SP — São Paulo

Professora Lúcia França — Foto: Divulgação

Professora Lúcia França — Foto: Divulgação

A deputada federal Tabata Amaral, candidata à Prefeitura de São Paulo pelo PSB, anunciou nesta segunda-feira (5) que terá a professora e empresária Lúcia França como vice nas eleições municipais deste ano, formando a única chapa totalmente feminina na disputa.

Nascida na capital, Lúcia se mudou para o litoral do estado aos 12 anos, onde iniciou a carreira de professora. Desde 1988, ela faz parte da militância do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e chegou a concorrer a vice-governadora nas eleições de 2022, na chapa do então candidato Fernando Haddad (PT).

Lúcia é casada com Márcio França e já foi primeira-dama de São Paulo. Nesta época, presidiu o Fundo Social do estado.

Com o anúncio da vice, Tabata desiste oficialmente de uma possível aliança com o PSDB. Quando anunciou sua intenção de concorrer à prefeitura, a deputada pretendia ter Datena (PSDB) como vice.

Em entrevista ao g1, Tabata falou pela primeira vez sobre a vice.

” Estou muito feliz de poder essa notícia, conversando com uma mulher pelo simbolismo que isso tem. Vai ser a primeira vez, se Deus quiser e o povo votar, que São Paulo terá uma prefeita mulher e vice-prefeita mulher. A Professora Lúcia França tem uma trajetória muito parecida com a minha. Ela também vem de uma família humilde, viveu desde pequenas coisas que são muito comuns, como violência doméstica, dependência química em familiares, é uma mulher de luta. Cresceu pela educação, pelo trabalho, professora, empresária. Estou muito feliz de finalmente falar sobre isso. A política nos impõe certo tempo. Faz um tempo que fiz o convide para a professora Lúcia França. Era minha primeira escolha e fiquei feliz que ela aceitou, agora contando para todo mundo isso”, diz.

Tabata Amaral tem candidatura oficializada pelo PSB para concorrer à prefeitura de São Paulo — Foto: Filipe Gonçalves/TV Globo

Tabata Amaral tem candidatura oficializada pelo PSB para concorrer à prefeitura de São Paulo — Foto: Filipe Gonçalves/TV Globo

A candidatura de Tabata foi confirmada em 27 de julho, na convenção do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

“Se eu cheguei até aqui é porque forcei meu caminho contra a vontade de um sistema que devora quem vem da periferia”, escreveu a candidata em suas redes sociais.

 

Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente da República, esteve no evento e declarou apoio a Tabata. “Chegou o tempo das mulheres, da competência, da boa gestão, da honestidade. Chegou o tempo de Tabata prefeita”, discursou ele.

O partido ainda informou que terá 56 candidatos concorrendo às cadeiras de vereador na cidade.

Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente da República, e Tabata Amaral (PSB), candidata à Prefeitura de SP — Foto: Reprodução

Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente da República, e Tabata Amaral (PSB), candidata à Prefeitura de SP — Foto: Reprodução

Quem é Tabata Amaral

 

Sexta deputada federal mais votada do estado de São Paulo nas eleições de 2018, Tabata Claudia Amaral de Pontes tem 30 anos e é formada em ciências políticas pelo Departamento de Governo da Universidade Harvard, nos Estados Unidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *