Rodrigo Garcia anuncia volta de David Uip como secretário de governo de SP

Médico infectologista irá coordenar políticas na área de pesquisa, ciência e universidades. Ele retorna à gestão estadual depois de ter sido coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus durante a primeira fase da pandemia.


O governador Rodrigo Garcia (PSDB) ao lado de David Uip e Jean Gorinchteyn no Palácio dos Bandeirantes nesta quinta (12). — Foto: Reprodução/TV Globo

O governador Rodrigo Garcia (PSDB) ao lado de David Uip e Jean Gorinchteyn no Palácio dos Bandeirantes nesta quinta (12). — Foto: Reprodução/TV Globohttps://644740d29162f75b244133dbd32f56d7.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (12) a criação de uma nova secretaria para coordenar políticas na área de pesquisa, ciência e universidades.

A secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde será chefiada pelo médico infectologista David Uip, que volta ao Palácio dos Bandeirantes depois de ter sido coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus durante a primeira fase da pandemia do coronavírus em São Paulo.

Uip também foi secretário de Saúde de SP durante o período de 2013 a 2018, última gestão do governador Geraldo Alckmin, que trocou neste ano o PSDB pelo PSB depois de 33 anos sendo um dos caciques do partido tucano.

A nova pasta comandada por David Uip também será responsável por integrar as ações de vigilância epidemiológica, assistência, pesquisa, ensino e produção de novas vacinas e de medicamentos para combate a doenças infecciosas.

Uip também cuidará da integração do governo paulista com o Instituto Butantan, o Instituto de Saúde de SP, a fábrica de medicamentos do governo estadual e as três universidades estaduais: USP, Unicamp e Unesp.

O médico infectologista David Uip, que coordenava o combate ao coronavírus no estado de SP e volta ao governo paulista como secretário estadual — Foto: Mister Shadow/ASI/Estadão Conteúdo

O médico infectologista David Uip, que coordenava o combate ao coronavírus no estado de SP e volta ao governo paulista como secretário estadual — Foto: Mister Shadow/ASI/Estadão Conteúdo

De acordo com o governador Rodrigo Garcia, o Comitê Científico do Coronavírus deverá ficar subordinado a essa nova secretaria em São Paulo, não mais à pasta da Saúde, que é comandada por Jean Gorinchteyn.

A ideia, segundo o Palácio dos Bandeirantes, é justamente desafogar a secretaria da Saúde para que ela cuide de outras prioridades estaduais.

O Comitê Científico do Coronavírus deverá ficar subordinado a essa secretaria e será ampliado, chamando outros pesquisadores para participar da elaboração de políticas públicas estaduais de vigilância epidemiológica. Com isso, a secretaria de Saúde vai ficar mais desafogada.

Nos bastidores, o que se diz é que a mudança de secretariado em SP a cinco meses da eleição é para trazer de volta ao governo do estado alguém conhecido pelo eleitorado e respeitado no meio científico. Rodrigo Garcia é candidato a reeleição em 2022.

O decreto com a nomeação do novo secretário será publicado na sexta-feira (13), no Diário Oficial do Estado.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *