‘Gatinha da Cracolândia’ pede, em carta, para ver filha de 1 ano no Dia das Mães; secretaria veta visita de criança não vacinada contra Covid

‘É uma dor imensurável’, escreve Lorraine Bauer, 19, ao g1 sobre filha estar impedida de visitá-la na prisão por não ter se imunizado contra doença. Mas crianças menores de 5 anos não podem ser vacinadas ainda. Influencer e estudante está presa desde julho 2021, quando foi acusada de tráfico de drogas. Ela nega o crime, mas foi condenada a 5 anos de prisão.


Lorraine Bauer segura a filha, que atualmente está sem ver desde que foi presa em julho de 2021. Em carta, influencer digital escreve que gostaria que crianças de 0 a 5 anos fossem vacinadas para que ela pudesse receber a visita de sua filha. Pasta da Administração Penitenciária não permite que crianças entrem nas cadeias para ver parentes sem vacinação contra Covid — Foto: Divulgação/Arquivo pessoal/Reprodução/Redes sociais

Lorraine Bauer segura a filha, que atualmente está sem ver desde que foi presa em julho de 2021. Em carta, influencer digital escreve que gostaria que crianças de 0 a 5 anos fossem vacinadas para que ela pudesse receber a visita de sua filha. Pasta da Administração Penitenciária não permite que crianças entrem nas cadeias para ver parentes sem vacinação contra Covid — Foto: Divulgação/Arquivo pessoal/Reprodução/Redes sociais

Presa e condenada por tráfico de drogas, a influenciadora digital e estudante Lorraine Cutier Bauer Romeiro, conhecida pela polícia como “Gatinha da Cracolândia“, escreveu uma carta, com exclusividade ao g1, pedindo ajuda das autoridades para ver sua filha neste domingo (8), quando é comemorado o Dia das Mães, e que isso fosse mantido futuramente.

A menina tem 1 ano e 6 meses, mas não pode visitar a mãe na Penitenciária Feminina de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, porque não está vacinada contra a Covid. Por determinação da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) todas as pessoas que entram em suas unidades prisionais precisam mostrar o comprovante de vacinação contra a doença.

Como crianças de 0 a 5 anos não podem receber o imunizante porque estão fora do Programa Nacional de Imunização (PNI), Lorraine está impedida de ver a filha. As duas foram separadas em 27 de julho de 2021, quando a jovem de 19 anos foi presa durante uma operação policial de combate ao tráfico na Cracolândia.

Essa região do Centro da capital paulista é conhecida por esse nome devido ao comércio ilegal de drogas por traficantes e uso delas por usuários. Lorraine foi acusada de vender entorpecentes no local com o namorado, que também continua preso. Ele não é o pai da filha dela, que é fruto de um relacionamento anterior.

Prestes a completar 20 anos no próximo dia 17 de maio, Lorraine escreveu uma carta, a pedido da reportagem, para contar como está se sentindo em relação à ausência da filha devido à sua prisão e às medidas de segurança impostas pela SAP em razão da pandemia de coronavírus.

“Nos ajudem a recuperar o nosso direito de termos nossos filhos em nossos braços”, escreveu Lorraine neste sábado (7) direto da Penitenciária de Franco da Rocha, na Grande São Paulo. “É uma dor imensurável para todas nós e nossos familiares, pois além de estarmos provisoriamente em cárcere, não podemos ver nossas crianças”.

‘Véspera do dia das mães….’

Lorraine escreveu carta para contar que gostaria de ajuda para poder ver a filha novamente — Foto: Reprodução/Divulgação

Lorraine escreveu carta para contar que gostaria de ajuda para poder ver a filha novamente — Foto: Reprodução/Divulgação

A carta foi entregue primeiro à mãe dela, antes de chegar ao g1 (veja a íntegra acima). Nela, Lorraine chama a atenção do poder público para a situação de presas e presos que, assim como ela, têm filhos menores de 5 anos que ainda não podem se vacinar. E que pelo fato de não terem a carteirinha de vacinação são impedidos de verem suas mães e pais.

Depois de datar a primeira das duas folhas de caderno, Lorraine escreveu que nesta “véspera do dia das mães….”, ficou “pensando que palavras usar” para “descrever” um “assunto tão complexo e tão simples ao mesmo tempo”: o “amor” de uma mãe por seu filho.https://eb00e4586ca3bece9b0f9b1ef9620e9b.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

“É como se do dia para a noite desaparecêssemos de suas vidas, sem sequer nos despedirmos”, afirmou a influenciadora digital em uma das duas folhas de caderno escritas à caneta. “A falta de vacinas em nosso país para crianças de 0 a 5 anos é exorbitante, a grande maioria da população em cárcere tem filhos nessa idade. É preciso que se tome providências em relação à vacinação. Não só por nós, mas sim por elas, para um bem-estar de todos”.

“É inadmissível a falta de vacinação na primeira idade infantil. Até porque é essencial que possamos conviver em tranquilidade com nossos filhos, esse é o único modo para que possamos tê-los aqui conosco em nossas visitas. É imprescindível a reaproximação familiar, algo tão importante e muitas vezes invisível aos olhos da sociedade, só que é nítido para quem vive, sente, sabe e presencia essa realidade cruel”, escreveu Lorraine.

Defesa quer entrar na Justiça para mãe ver filha

Lorraine Bauer segura a filha em foto de arquivo da família; ao lado, a carta que a influencer escreveu que o maior presente que poderia receber este ano seria voltar a abraçar a criança — Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Lorraine Bauer segura a filha em foto de arquivo da família; ao lado, a carta que a influencer escreveu que o maior presente que poderia receber este ano seria voltar a abraçar a criança — Foto: Divulgação/Arquivo pessoalhttps://eb00e4586ca3bece9b0f9b1ef9620e9b.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Procurada pelo g1, a pasta da Administração Penitenciária enviou nota, por meio de sua assessoria de imprensa, informando que estuda a liberação da entrada de crianças com menos de 5 anos, mesmo que sem ter sido vacinadas.

“A Secretaria da Administração Penitenciária esclarece que, como parte das ações de flexibilização das medidas restritivas, já estuda a liberação da entrada de crianças abaixo de 5 anos e a decisão deve ser comunicada em breve. Graças aos cuidados adotados pela Pasta durante toda a pandemia, a taxa de letalidade pela Covid-19 entre a população prisional foi muito menor entre os custodiados do que entre a população em geral: 0,51% contra 2,2% no país. A totalidade da população prisional do estado de São Paulo foi imunizada contra a Covid-19 e atualmente nenhum preso do estado está com a doença. A proibição de visitas de crianças de 0 a 5 anos foi um dos cuidados adotados”, informa parte do comunicado da SAP enviado à reportagem.

Na unidade onde está presa em Franco da Rocha as presas, por exemplo, funcionárias e as visitas não são obrigadas a usarem máscaras. O uso da proteção contra o vírus é opcional.

“A não obrigatoriedade do uso de máscaras nos presídios cumpre o Decreto Estadual que tratou do tema. O uso de videoconferência só é permitido em hospitais de custódia, durante tratamento psiquiátrico e em unidade de regime disciplinar diferenciado, o que não é o caso já que o Centro de Detenção Provisória Feminino de Franco da Rocha recebe visitas presenciais, inclusive de crianças que foram vacinadas. A operacionalização do sistema teleaudiências criminais para esse fim nessa unidade específica não é permitido”, explica a Secretaria da Administração Penitenciária na nota.

Defesa diz que SAP impediu mãe de ver filha

Lorraine Bauer, de 19 anos, conhecida como "gatinha da Cracolândia", segundo a polícia.  — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Lorraine Bauer, de 19 anos, conhecida como “gatinha da Cracolândia”, segundo a polícia. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

“O maior presente este ano para todas nós seria: Nossas crianças pudessem voltar a morar dentro de nossos abraços”, segundo Lorraine escreveu na carta. De acordo com ela, o “sofrimento vivenciado” pelas mães aprisionadas e seus filhos é de “total situação de saudade”.

A advogada Patrícia Carvalho, que defende Lorraine, informou que, como a SAP recusou atender os pedidos para que sua cliente pudesse receber a visita da filha na prisão ou até mesmo vê-la por videoconferência, é estudada a possibilidade de entrar na Justiça para conseguir isso.

A defesa pretende fazer um pedido para que seja concedido a sua cliente o direito legal previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de presos poderem receber seus filhos em cadeias, independentemente da idade que as crianças tenham.https://eb00e4586ca3bece9b0f9b1ef9620e9b.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

“As autoridades devem repensar, e de forma mais urgente, essa questão das crianças menores de 5 anos, que ainda não têm vacinas, porque as crianças estão sendo impedidas da convivência com os pais. E isso fere, além do direito dos pais, o direito das crianças de conviver com os pais durante poucas horas”, disse Patrícia.

“Os pais já estão encarcerados, ou seja, as crianças já são privadas do convívio paterno ou materno. Eu acredito que a Secretaria da Administração Penitenciária teria que rever esse assunto e de forma urgente dar uma prioridade para esse assunto porque as crianças precisam desta convivência com os pais e com as mães”, falou a defesa da jovem.

1º processo: Condenada por tráfico

Operação contra tráfego de drogas na região da Cracolândia em 2021 — Foto: Reprodução/ TV Globo

Operação contra tráfego de drogas na região da Cracolândia em 2021 — Foto: Reprodução/ TV Globohttps://eb00e4586ca3bece9b0f9b1ef9620e9b.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Em 11 de abril deste ano, Lorraine foi julgada e condenada pela Justiça a 5 anos de prisão em regime fechado, acusada tráfico de drogas. Além disso, ela terá de pagar uma multa de R$ 50 mil. Nesse processo, ela foi presa pela primeira vez em flagrante em 30 de junho de 2021, na Cracolândia.

A defesa dela irá recorrer da decisão para tentar reduzir o tempo da pena aplicada e o pagamento da multa. A jovem negou o crime.

Naquela ocasião, em 2021, policiais militares a acusaram de esconder drogas nas roupas íntimas. Lorraine negou a acusação à época. Posteriormente, ela teve a prisão em flagrante convertida em domiciliar pelo fato de ter uma filha de nove meses. Mesmo assim continuou respondendo pelo crime.

O pedido de conversão da prisão em flagrante para domiciliar foi baseado em um entendimento de 2018 do Supremo Tribunal Federal (STF), de conceder o benefício a presas sem condenação gestantes ou que forem mães de filhos com até 12 anos.

Mas como Lorraine foi presa novamente pela polícia no ano passado, por ter descumprido o benefício, a prisão domiciliar a que ela teve direito foi revogada, e a estudante foi para uma prisão comum.https://eb00e4586ca3bece9b0f9b1ef9620e9b.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

2º processo: Acusada de organização criminosa

Imagens exclusivas mostram operação policial que prendeu jovem na Cracolândia

Imagens exclusivas mostram operação policial que prendeu jovem na Cracolândia

Lorraine também responde a um processo por organização criminosa. Neste, ela é ré com mais 22 acusados. Durante a Operação Caronte, a Polícia Civil filmou e fotografou suspeitos de traficarem drogas em tendas na Cracolândia. A Justiça ainda não marcou uma data para essa outra audiência.

A influencer e o namorado dela, André Luís Santos Almeida, conhecido como “China”, foram vistos no local, segundo a investigação, vendendo drogas. Imagens exclusivas obtidas pelo Fantástico, da TV Globo, mostram o casal vendendo drogas na região, segundo o Ministério Público (veja acima).

Os dois acabaram presos em 22 de julho de 2021 após serem identificados pela Polícia Civil como traficantes. A estudante e o namorado foram detidos pela polícia na casa onde moravam com a filha dela em Barueri, na região metropolitana.https://eb00e4586ca3bece9b0f9b1ef9620e9b.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Eles foram acusados de guardar crack, maconha, ecstasy e lança-perfume no imóvel. De acordo com a polícia, Lorraine e André armazenavam drogas em um hotel na Rua Helvétia, na Cracolândia. E ajudavam a abastecer outros hotéis com os entorpecentes. Em uma mochila, havia 85 porções de maconha, 295 de cocaína e oito de crack. Também foram localizados 97 frascos de lança-perfume e 16 comprimidos de ecstasy e R$ 750 em dinheiro.

A Justiça já negou dois pedidos da defesa anterior de Lorraine nesse processo: um de prisão domiciliar outro de liberdade.

g1 não conseguiu localizar a defesa de André para comentar o assunto até a última atualização desta reportagem. Ele foi condenado pela Justiça a 1 ano e 8 meses de prisão em regime aberto pelo crime de tráfico de drogas.

Relatório da polícia mostra Lorraine em tendas na Cracolândia — Foto: Reprodução

Relatório da polícia mostra Lorraine em tendas na Cracolândia — Foto: Reproduçãohttps://eb00e4586ca3bece9b0f9b1ef9620e9b.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

3º processo: Absolvida

Em fevereiro deste ano, Lorraine foi absolvida pela Justiça de uma das acusações de tráfico de drogas que respondia. O juiz entendeu que não havia provas de que ela traficava.

A jovem tinha sido acusada de indicar aos policiais que a prenderam em 27 de julho de 2021 o local onde teria escondido uma mochila com drogas. De acordo com os agentes, ela havia dito que escondeu quase 420 quilos de entorpecentes na Rua Helvétia, na Cracolândia, centro da capital paulista.

Em novembro de 2021, a Lorraine negou à Justiça ter indicado à polícia o local onde as drogas foram encontradas. E disse que os entorpecentes apreendidos não eram dela. “

VÍDEO: Saiba quem é a 'Gatinha da Cracolândia'

VÍDEO: Saiba quem é a ‘Gatinha da Cracolândia’https://eb00e4586ca3bece9b0f9b1ef9620e9b.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Apesar da absolvição, ela não pode ser solta porque ainda responder a outros dois processos. Caso seja condenada neles, Lorraine poderá receber penas, que somadas, chegariam a mais de 10 anos de prisão.

Atualmente ela cumpre prisão preventiva em Franco da Rocha. André também está preso pela mesma acusação.

Antes da prisão, ela se apresentava nas redes sociais como Lo Bauer para os seus mais 50 mil seguidores no Instagram. De acordo com a denúncia do MP, a vida de luxo que ela mostrava nas fotos e nos vídeos era sustentada pelo tráfico.

Irmão: Ela ‘se envolveu com pessoas erradas’

Lorraine Cutier Bauer Romeiro, conhecida como "Gatinha da Cracolândia". — Foto: Reprodução/Instagram

Lorraine Cutier Bauer Romeiro, conhecida como “Gatinha da Cracolândia”. — Foto: Reprodução/Instagramhttps://eb00e4586ca3bece9b0f9b1ef9620e9b.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

O irmão de Lorraine publicou vídeos em uma rede social em 23 de julho em que diz que a jovem “se envolveu com pessoas erradas” e que “a família não vai passar a mão na cabeça” dela (veja vídeo acima).

Lorruam Bauer afirmou que ela “vai pagar pelo que fez”.

De acordo com informações da polícia, o pai de Lorraine morreu baleado em uma tentativa de assalto em 2014, o que teria desestruturado a família.

VÍDEO: Irmão da 'gatinha da Cracolândia' diz que ela sempre teve vida honrada

VÍDEO: Irmão da ‘gatinha da Cracolândia’ diz que ela sempre teve vida honrada

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *