Vídeo mostra homem sendo agredido por PM com tapa na cabeça e chute no corpo durante abordagem na Zona Norte de SP

Polícia Militar afastou policiais envolvidos na ação e abriu um inquérito para apurar a conduta dos agentes pelas agressões. Caso de violência policial ocorreu na madrugada de quinta-feira (9).


Vídeo mostra policial militar agredindo homem durante abordagem.

Vídeo mostra policial militar agredindo homem durante abordagem. https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um homem sendo agredido com tapa e chute por um policial militar durante abordagem no Jardim Brasil, na Zona Norte de São Paulo, na madrugada desta quinta-feira (9). Os agentes foram afastados preventivamente pela Polícia Militar (PM) (veja nota abaixo).

Nas imagens, gravadas por uma testemunha, é possível ver o momento em que um dos policiais se aproxima da vítima, que está usando moletom preto, e dá um tapa na cabeça dele, quando ele estava pegando o documento com o outro agente. Em seguida, o PM agressor diz para a vítima: “Sai andando aí que você não sabe trocar ideia.” https://69cc319d19cb8fcd714135c684495869.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

O segundo agente chega a apontar a arma para o homem. Logo em seguida, o mesmo PM que já tinha agredido o homem diz para ele “então vai, pega sua bicicleta antes que eu te quebre na emenda”. Depois, chuta o corpo do rapaz. A imagem não mostra exatamente onde ele foi atingido. A gravação termina com o homem caído no chão, aparentemente desmaiado. Os motivos da abordagem são desconhecidos.

Os dois agentes que participavam da ação fazem parte do 5º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM-M). Em nota, o Comando da PM informou que determinou o imediato afastamento dos policiais envolvidos na ação e abriu um inquérito para a apuração dos fatos e da conduta dos agentes. Eles poderão ser punidos com advertência, suspensão ou expulsão da corporação pelas agressões.

Sequência de fotos tiradas a partir de um vídeo mostram o policial militar dando um tapa na cabeça de um homem durante abordagem, depois um chute em seu corpo até ele cair no chão. Agressão ocorreu na Zona Norte de São Paulo. PM e outro policial militar foram afastados pela corporação  — Foto: Reprodução/Redes sociais

Sequência de fotos tiradas a partir de um vídeo mostram o policial militar dando um tapa na cabeça de um homem durante abordagem, depois um chute em seu corpo até ele cair no chão. Agressão ocorreu na Zona Norte de São Paulo. PM e outro policial militar foram afastados pela corporação — Foto: Reprodução/Redes sociais

Ouvidoria da Polícia

O ouvidor das Polícias do estado, Elizeu Soares Lopes, afirmou que irá pedir para a Corregedoria da PM apurar a conduta dos agentes.

“As cenas são terríveis, não são dignas para membro da corporação Polícia Militar. A sociedade e o estado democrático e de direito não comportam atitudes como essa”, disse Elizeu. “O recado tem ser claro: A atividade policial deve ser restrita a legalidade, em hipótese alguma tolera-se justiçamento”.

Nota da PM

“O Comando do 5º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, assim que tomou conhecimento das imagens da abordagem de uma de suas equipes, no último dia 09/12, determinou o imediato afastamento dos policiais envolvidos na ação e a instauração de um inquérito policial militar para a rigorosa apuração dos fatos. A Polícia Militar repudia veementemente tal ato e reafirma seu compromisso de proteger as pessoas e respeitar as leis, sendo absolutamente implacável contra eventuais desvios de conduta de seus agentes”, informa a nota divulgada pela PM à imprensa.

Jovem algemado na moto de PM

Outro caso de violência policial ocorreu no dia 30 de novembro, quando um jovem algemado de 18 anos foi algemado e puxado por uma moto pilotada por um agente da Polícia Militar (PM). A cena ocorreu ocorreu na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, na Vila Prudente, Zona Leste de São Paulo, e foi gravada por vídeo por uma testemunha. As imagens foram compartilhadas nas redes sociais e viralizaram na internet. https://69cc319d19cb8fcd714135c684495869.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Jovem é algemado a moto de policial em movimento em São Paulo

Jovem é algemado a moto de policial em movimento em São Paulo

Segundo a defesa do jovem, ele foi arrastado por aproximadamente 300 metros de distância.

O policial militar que aparece nas imagens foi afastado preventivamente do trabalho operacional nas ruas pela Polícia Militar, que abriu um inquérito na Corregedoria da corporação para apurar a conduta do agente. Ele também pode ser advertido, suspenso e até expulso.

O PM ainda pode responder por crimes de tortura, racismo e abuso de autoridade, segundo um especialista em direitos humanos ouvido pelo g1. O jovem é negro.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *