Brasil, o Maior Produtor de Carne Bovina do Mundo
Brasil, o Maior Produtor de Carne Bovina do Mundo
Entenda as diferenças entre a pecuária de corte brasileira e a americana e como o Brasil passa a liderar
Lygia Pimentel

O Brasil se consolidou como o maior produtor global de carne bovina em 2025, ultrapassando o antigo primeiro lugar, que ficava com os Estados Unidos, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o USDA.
A gente tem algumas disparidades aí nas produções, então vamos falar um pouquinho sobre Estados Unidos: eles detêm um rebanho de 95 milhões de cabeças e produziram 11,8 milhões de toneladas de carne em 2025.
O Brasil, em contrapartida, tem um rebanho aproximado aí, de acordo com a Agrifatto, de 197 milhões de cabeças e produziu aproximadamente 12.35 milhões de toneladas, usando os dados do USDA, tá? Pra gente padronizar essa análise.
Então é interessante ver que os Estados Unidos têm uma eficiência maior, porém, eles produzem carne majoritariamente em confinamentos e com a utilização de grãos na nutrição animal. Então a gente tem lá 90%, 85% da produção sendo feita em sistemas ultra intensivos, enquanto no Brasil a gente usa um sistema mais extensivo, mais a pasto, tá certo?
Em que a gente conta aí com a produção de aproximadamente 75%, 70% da nossa produção sendo produzida a pasto e, inclusive, boa parte da etapa de produção que depois, no finalzinho, vai para o confinamento, é exercida aí a pasto de forma antecipada.Então é importante notar essa diferença, que leva também a uma necessidade de um rebanho maior para que a gente esteja produzindo aí quase a mesma coisa, o mesmo volume de carne dos Estados Unidos.
Entretanto, é importante lembrar: o Brasil tem crescido muito em produtividade e em eficiência. Hoje a gente tem uma das pecuárias mais modernas do mundo, mas que ainda precisa avançar e acolher todos os produtores.
Então, de acordo com o Rally da Pecuária da consultoria Athenagro, desde 2011 para cá, a produtividade brasileira tem crescido a uma taxa anual de 2,9%. Isso significa mais tecnologia, mais eficiência, melhor aproveitamento e maior produção em uma área menor.
Então a pecuária brasileira hoje é expoente, chama muita atenção. Somos os maiores produtores globais, os maiores exportadores globais, temos a carne mais barata do mundo, mais competitiva e temos ampliado a produção em áreas produtivas menores, economizando área para outras culturas e para regeneração florestal também, tá certo? Fiquem com essa notícia aí pra gente abrir o ano.
*Lygia Pimentel é médica veterinária, economista e consultora para o mercado de commodities. Atualmente é CEO da AgriFatto. Desde 2007 atua no setor do agronegócio ocupando cargos como analista de mercado na Scot Consultoria, gerente de operação de commodities na XP Investimentos e chefe de análise de mercado de gado de corte na INTL FCStone.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.
Foonte: Forbes Brasil

