IPTU 2026: Prefeitura de SP divulga calendário de pagamento do imposto; primeira parcela vence em 1º de fevereiro; confira
IPTU 2026: Prefeitura de SP divulga calendário de pagamento do imposto; primeira parcela vence em 1º de fevereiro; confira
Valor do tributo ainda não foi disponibilizado para consulta. Carnês serão enviados aos contribuintes a partir de 16 de janeiro. Já a consulta online poderá ser feita no site da prefeitura a partir de 15 de janeiro, diz gestão Ricardo Nunes (MDB).
Por Redação g1 SP — São Paulo

IPTU 2026: Prefeitura de SP divulga calendário de pagamento do imposto
A Prefeitura de São Paulo publicou nesta sexta-feira (2) o edital com o calendário de pagamentos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O valor do tributo, entretanto, ainda não foi disponibilizado para consulta.
O texto aprovado na Câmara Municipal no ano passado – de autoria do prefeito Ricardo Nunes (MDB) – autorizou um aumento de 10% no valor do imposto para o ano de 2026 para imóveis residenciais.
Segundo a Secretaria da Fazenda, os carnês serão enviados a partir de 16 de janeiro, e a primeira parcela tem data de vencimento prevista para 1º de fevereiro. Já a consulta online poderá ser feita no site da prefeitura a partir de 15 de janeiro (veja aqui).
Quem decidir pagar o imposto à vista terá um desconto de 3%, e o vencimento também será no mês de fevereiro.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/06/26/aereasp.164601.jpg)
Imagem aérea da região central de São Paulo, com a Avenida Paulista no centro da imagem de maio de 2000 — Foto: Agliberto Lima/Estadão Conteúdo/Arquivo
“Os contribuintes vão receber inicialmente a notificação de lançamento do imposto com a opção de pagamento à vista ou da primeira parcela. Uma novidade é que em 2026, pela primeira vez, não haverá o envio de uma segunda correspondência com as demais parcelas do IPTU aos contribuintes que não efetuarem o pagamento à vista”, afirmou a gestão Ricardo Nunes (MDB).
O vencimento será:
- no dia escolhido, para os contribuintes que fizeram opção via atualização cadastral;
- no dia 09 ou no dia 14, para os contribuintes que não fizeram opção de dia de vencimento ou
- no dia 20, para os contribuintes que optaram pela notificação por Administradoras de Imóveis, vencendo a primeira parcela no mês de março.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/C/6/m5JLjnSUeiH0IZ6xO2IQ/iptu-2026.jpg)
Calendário de pagamentos do IPTU 2026 em São Paulo. — Foto: Reprodução/PMSP
O pagamento, à vista ou das parcelas, poderá ser feito segunda via do boleto emitida pela internet, disponível a partir de 15 de janeiro em www.prefeitura.sp.gov.br/iptu.
Os vencimentos nos dias em que não haja expediente bancário serão prorrogados para o primeiro dia útil seguinte, sem nenhuma cobrança de acréscimo.
A postagem das notificações para os contribuintes isentos ocorrerá a partir de 25 de fevereiro.
O não pagamento de qualquer parcela do IPTU sujeita o contribuinte à inscrição no Cadin municipal.
Quem não receber a notificação de pagamento até a data limite da tabela acima pode emitir uma segunda via pela internet ou informar o problema em qualquer uma das Subprefeituras.

