Fim da 1ª semana do ano será com chegada de frente fria e chance de pancadas de chuva com raios e rajadas de vento em SP
Fim da 1ª semana do ano será com chegada de frente fria e chance de pancadas de chuva com raios e rajadas de vento em SP
Segundo a Defesa Civil, após dias de calor intenso e recordes de temperatura, previsão alerta sobre fenômeno que deve enfraquecer bloqueio atmosférico que sustentava onda de calor no estado.
Por Redação g1 SP — São Paulo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/K/i/vE4YtJQY6JWYTZFo8TpQ/drf20250331012.jpg)
Pedestres se protegem da chuva na região central de São Paulo — Foto: CRIS FAGA/DRAGONFLY PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
A primeira semana de 2026 deve terminar com mudança no tempo em São Paulo. Após dias de calor intenso e recordes de temperatura, especialmente na capital, a previsão indica a chegada de uma frente fria pela costa do estado que vai enfraquecer o bloqueio atmosférico que sustentava a onda de calor.
Segundo a Defesa Civil, o cenário passa a ser de maior instabilidade, com chuvas mais persistentes, risco de temporais e queda gradual das temperaturas em diversas regiões do estado.
De acordo com o órgão, a passagem da frente fria nos primeiros dias de janeiro deve intensificar a instabilidade atmosférica, elevando o potencial para chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento.
Chuvas mais intensas e acumulados elevados
A Defesa Civil alerta que os acumulados de chuva entre os dias 1º e 4 de janeiro serão significativos em grande parte do estado, com maior preocupação para a faixa leste paulista.
- A previsão aponta volumes muito altos no Vale do Ribeira, nas regiões de Sorocaba e Campinas, na Baixada Santista, no Litoral Norte e também em áreas da Serra da Mantiqueira e do Vale do Paraíba;
- A Região Metropolitana de São Paulo também está entre as áreas com expectativa de altos volumes de precipitação;
- Outras regiões do interior devem registrar acumulados considerados médios, como Araraquara, Bauru, São José do Rio Preto, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, Itapeva, Marília, Presidente Prudente e Araçatuba.
Sexta-feira (2) com frente fria e risco de transtornos
Segundo a Defesa Civil, a sexta-feira (2) marca a atuação mais direta da nova frente fria na costa paulista. O dia deve ser de céu mais encoberto, com chuva a qualquer hora, principalmente no litoral e na faixa leste do estado. As precipitações podem variar de moderadas a fortes, com possibilidade de volumes expressivos em curto período, o que aumenta o risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos e quedas de árvores.
Na capital, a previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura indica sol entre nuvens e tempo abafado ao longo da sexta-feira, com temperaturas entre 22°C e 29°C. A partir da tarde, as chuvas retornam na forma de pancadas acompanhadas de raios e rajadas de vento, podendo atingir pontos de forte intensidade e se estender para a noite.
Sábado (3) segue instável na capital
No sábado (3), a instabilidade continua. Em São Paulo, o CGE aponta manutenção do sol entre nuvens e sensação de abafamento, com mínimas em torno de 21°C e máximas próximas de 29°C. Com a aproximação da frente fria, as chuvas tendem a ser mais abrangentes, principalmente entre o meio da tarde e o início da noite. Há previsão de precipitações de moderada a forte intensidade, com raios e ventos localizados, elevando o risco de alagamentos, inundações e quedas de árvores.
Gabinete de crise e orientações à população
Diante da previsão de chuvas intensas, o governo do estado mobilizou o gabinete de crise para coordenar ações de prevenção e resposta junto aos municípios. Ao longo da semana, órgãos responsáveis pelo atendimento a emergências se reúnem na sede da Defesa Civil para integrar estruturas e reduzir o tempo de resposta às ocorrências.
⚠️ Orientações da Defesa Civil para quem vai viajar
Motoristas devem redobrar a atenção durante episódios de chuva forte, evitar áreas alagadas, reduzir a velocidade em pistas molhadas e manter distância segura entre os veículos. Em caso de baixa visibilidade, a recomendação é parar em local seguro.
Para quem estiver no litoral, a orientação é não permanecer na faixa de areia durante temporais, evitar entrar no mar em condições adversas e buscar abrigo em locais seguros. Em situações com raios, é fundamental sair imediatamente da água e se afastar de áreas abertas.
Já em chácaras, sítios ou áreas de lazer com piscina, o alerta é para a rápida mudança do tempo: pancadas de chuva podem ocorrer de forma intensa, com raios e ventos fortes. Nesses casos, a recomendação é suspender atividades ao ar livre, sair da piscina, evitar proximidade com árvores, postes e estruturas metálicas e procurar abrigo adequado.
A Defesa Civil do Estado segue monitorando as condições meteorológicas e orienta a população a acompanhar os avisos e alertas divulgados pelos canais oficiais.

Defesa Civil de SP emite alerta severo para chuva
Fonte: G1

