Melhor pão francês da cidade de São Paulo é da Zona Norte
A primeira edição do concurso Padocaria SP elegeu A Melhor Padaria de São Paulo, e premiou outras nas categorias Pão na Chapa, Sanduba, Time de Chapeiros, Serviço de Frios, Doce, Café, Pãozinho.
Idealizado pela dupla Eduardo Maya (chef e criador do Projeto Aproxima e do Festival Comida Di Buteco) e Miguel Icassatti (jornalista, colunista do UOL e curador da Sociedade Paulista de Cultura de Boteco), o Padocaria SP é um projeto de valorização da história, da cultura, dos produtos e serviços e dos profissionais das padarias de São Paulo.
63 mil votos
Os organizadores receberam 63 mil votos e 750 padarias foram indicadas. O concurso foi realizado em três etapas: na primeira etapa (de 07 e 16 de outubro) o público votou livremente em uma das seis mil padarias existentes na cidade de São Paulo, de sua preferência e em todas as categorias da competição – por meio do site Padocaria
Na segunda etapa (de 21 a 30 de outubro) competiram as cinco padarias mais votadas em cada região da cidade na primeira fase. Além do voto popular, um grupo de jurados formado por especialistas em gastronomia e conhecedores da cidade também participou da eleição). A terceira e última etapa, aconteceu no dia 9 de novembro, onde foram divulgados os ganhadores.
Os vencedores de cada categoria levaram troféus e todos os que receberam ao menos um voto foram agraciados com um certificado.
Melhor pão francês é da Zona Norte
A padaria Estado Luso, na Vila Pauliceia, venceu em duas categorias: melhor pão francês da cidade de São Paulo e melhor padaria da Zona Norte de São Paulo.
Na cinquentenária padaria do Largo da Pauliceia, dirigida pelo casal Adelaide e Ricardo Pires Alves – com o auxílio dos filhos e de 50 funcionários, é muito comum a fila de clientes em busca dos mais de seis mil crocantes e sempre frescos pães franceses produzidos diariamente. No preparo, um blend de três farinhas, água, sal e fermento. São assados em um antigo forno a lenha, que funciona 24 horas por dia.
Melhor padaria da Zona Norte.
A Estado Luso é uma Disneylândia para adultos e a escolha como melhor padaria da Zona Norte se justifica por muitos motivos, entre eles as icônicas “pizzinhas de massa folhada”, do folar português, das roscas recheadas, dos petit four doces e salgados, dos pães doces, dos queijos e frios fresquíssimos – muitos deles importados.
Outra atração é a pequena, porém robusta, adega. A sessão de mercearia além de produtos para as emergências do dia a dia, tem uma seleção de produtos importados, como massas, azeites, farinhas italianas, biscoitos e chocolates.
E quando o melhor pãozinho francês de São Paulo vai para a chapa, recebe uma generosa camada de manteiga ou um cremoso requeijão, fica incrível. Sente-se em um dos 16 lugares e aproveite o seu pão na chapa, com o bem o bem tirado espresso.
Merecem destaque os lanches especiais, que homenageiam 15 cidades portuguesas, especialmente o Sintra, preparado com picanha defumada, queijo bola, patê de ervas e alface no pão francês, integral ou baguetinha.
Concorrentes na Zona Norte
Além da Estado Luso, pela Zona Norte, participaram da 2a. etapa do concurso as seguintes padarias:
- Arizona Pães – Água Fria
- Panificadora Líder – Vila Ede
- Nova Cigana Pães e Doces – Freguesia do Ó
- Confeitaria Paris – Jardim França
Os ganhadores
Voto popular e juri técnico:
- Melhor padaria de São Paulo: CEPAM (Vila Prudente)
- Melhor Padaria Centro: Galeria dos Pães (Jardim América)
- Melhor Padaria Zona Norte: Estado Luso (Vila Pauliceia)
- Melhor Padaria Zona Sul: Fiorella Padaria (Vila Mariana)
- Melhor Padaria Zona Leste: CEPAM (Vila Prudente)
- Zona Oeste: Padaria Merci (Vila Romana)
Voto popular:
- Melhor Pão na Chapa, Melhor Doce e Melhor Sanduba: CEPAM.
- Café, Time de Chapeiros e Serviço de Frios : Panificadora Ceci
- Melhor Pãozinho: Estado Luso.
Serviço:
Estado Luso
- Av Águas de São Pedro n. 298 – Vila Pauliceia – Zona Norte
- 11 2959-3594
- 11 2977-2491
- Whatsapp: 11 99888-9922
- 2ª a Domingo: das 06 às 22h
Instagram: @estadoluso
Fonte: DiarioZonaNorte