O São Paulo Fashion Week está de volta e a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em parceria com o Instituto In Mod no âmbito do Programa Fashion Sampa, oferecerá dois meses de qualificação para costureiras da Zona Leste da cidade. As aulas serão oferecidas no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, equipamento da Fundação Paulistana, órgão vinculado à Pasta, localizado na Zona Leste da Capital. As produções realizadas no curso serão distribuídas durante a 52ª edição do maior evento de moda do país.

Serão selecionadas 40 ex-alunas do Módulos Básico e Avançado de Moda e Costura, curso oferecido pela Fundação Paulistana, ou também que tenham conhecimento equivalente, comprovado por meio de certificado ou experiência profissional, moradoras de Cidade Tiradentes. As participantes vão receber 40 horas de conteúdos sobre criação e design com orientação do estilista e consultor Jefferson de Assis e profissionais do São Paulo Fashion Week.

“A moda é uma das vocações da cidade de São Paulo e um dos setores que mais foram afetados durante a pandemia. O programa Fashion Sampa, junto da São Paulo Fashion Week, além de oferecer uma qualificação, promove oportunidades e suporte aos trabalhos dos profissionais, o que será fundamental para a retomada econômica da Capital”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “A cadeia da moda estará presente no Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico da cidade para os próximos 10 anos, com mais estímulos à criação de empregos, geração de renda e o uso sustentável das peças e resíduos têxteis”, destaca.

Serão duas turmas às terças e quintas, das 9h às 13h e das 13h às 18h. As aulas começam no dia 14 de setembro e vão até 11 de novembro. A Fashion Week está prevista para acontecer na segunda quinzena de novembro e as participantes do curso serão desafiadas a confeccionar coleções de edição limitada que serão distribuídas para jornalistas e influenciadores que frequentam o evento. As inscrições para o curso devem ser feitas presencialmente no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT), das 10h às 17h, até 10 de setembro.

As aulas serão ministradas pelo estilista Jefferson de Assis, que também nasceu na Zona Leste da cidade e participou de edições da São Paulo Fashion Week. O estilista integrou o casting do Amni Hot Spot, de 2001 a 2006, e da São Paulo Fashion Week SPFW de 2007, tendo seus produtos comercializados e exibidos em São Paulo, Nova York, Düsseldorf, Paris e Tóquio.

“Além de um trabalho precioso, poder estar com estas mulheres e ser um dos agentes de transformação desta cadeia criativa e humana, sem dúvida vai ao ponto quando penso na vocação do Spfw. Formar, educar, criar novos caminhos, novas possibilidades, criativas, sustentáveis para todos”, declara o fundador e diretor criativo do São Paulo Fashion Week, Paulo Borges.

O curso Moda & Costura da Fundação Paulistana, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, foi criado em 2017 e já qualificou 670 costureiras, com aulas no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT).

“A Fundação Paulistana sai mais uma vez na frente levando oportunidade de qualificação profissional e revelando talentos, principalmente em Cidade Tiradentes, que tem a moda como a vocação do território, onde realizamos os cursos de Moda e Costura no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes”, explica a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel. “Muitos não sabem das habilidades que têm e o nosso objetivo é justamente mostrar a essas pessoas os seus potenciais, além de deixá-las encaminhadas. Esse curso possibilita um intercâmbio incrível de ideias. Investir em qualificação é fundamental para a retomada da economia”, ressalta.

Sobre o Fashion Sampa
Este projeto tem um olhar amplo e estratégico da cadeia da moda, gerando oportunidades de trabalho, emprego e renda, promovendo ações de qualificação profissional, apoio ao empreendedorismo e fomento à competitividade do setor. Também estão no escopo de atuação promover o setor socialmente e ambientalmente de forma sustentável, incentivar a transparência e uma produção consciente levando em consideração o processo de produção em sua totalidade, defender o trabalho decente com oportunidades iguais, e incentivar a utilização de novas tecnologias.

Sobre a Fundação Paulistana
A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela gestão da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.
A entidade oferece ações de qualificação profissional e empreendedora, de forma presencial e à distância em setores estratégicos para o município. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos ao longo de seus 17 de existência.

Atualmente, a Fundação oferece cursos de Análises Clínicas, Gestão em Saúde, Farmácia, Cuidados de Idosos, Hemoterapia e Saúde Bucal, na Escola Makiguti, além de qualificação profissionalizante com cursos como moda e costura, formação em tecnologia, habilidades para gestão e empreendedorismo, trabalho no varejo, assistente administrativo, assistente de RH, assistente financeiro, assistente de logística, elétrica de baixa tensão, manutenção de transportes sustentáveis, produção de alimentos, jardinagem, aquaponia, ressignificação de resíduos sólidos e gastronomia.

Serviço
Qualificação de moda e costura – Produção de peças para a São Paulo Fashion Week
Inscrições: até 10 de setembro
Horário: 10h às 17h
Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Endereço: Rua Inácio Monteiro, 6.900 – Conjunto Habitacional Sítio Conceição
*Para se inscrever é necessário apresentar RG, comprovante de residência e certificado de conclusão do curso de Moda e Costura da Fundação Paulistana ou formação equivalente.

Fonte: CapitalSpGov