VILA ITORORÓ, HISTÓRIA VIVA DA PASSAGEM DO TEMPO E DAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS DE SÃO PAULO

A Vila Itororó, localizada no bairro da Bela Vista, região central da cidade de São Paulo, foi erguida ao longo do século 20 e logo tornou-se marco das mudanças da cidade e de sua arquitetura. A iniciativa foi de um comerciante descendente de portugueses, Francisco de Castro, nascido em Guaratinguetá, no interior do Estado.

Considerada a primeira vila urbana de São Paulo, a Vila Itororó foi construída a partir de material de demolição do antigo Teatro São José, como é o caso das colunas gregas e outros elementos encontrados ali. Trata-se de uma obra com muitas características inéditas, uma construção pioneira no Brasil realizada com material “reciclado”. A vila é formada por um palacete e mais de 20 casas no seu entorno.

Na época da construção, o Riacho Itororó passava por ali, daí o nome da vila. O local, no iníc… Você pode ler mais em: https://avidanocentro.com.br/blogs/vila-itororo/

Vila Itororó Foto: Renato Goes
O que nem todos sabem, é que é possível visitar o canteiro de obras e conhecer mais a fundo a história do local. Durante as obras, foram feitas muitas descobertas: pinturas originais, ladrilhos, pisos e materiais reaproveitados.

O projeto de restauro da Vila é muito interessante, pois ao invés de acontecer a portas fechadas, o canteiro de obras é aberto desde o início do processo e existe um experimento de centro cultural no meio do canteiro, com participação de o… Você pode ler mais em: https://avidanocentro.com.br/blogs/vila-itororo/

fONTE: AvidanoCentro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *