Planetário do Carmo recria estruturas e oferece visita virtual ao Sistema Solar dentro do jogo Minecraft

Iniciativa quer reaproximar público do espaço, na Zona Leste da capital paulista, fechado desde abril de 2020.

Planetário é reinaugurado no Parque do Carmo, em São Paulo — Foto: Cesar Ogata/SECOM

Planetário é reinaugurado no Parque do Carmo, em São Paulo — Foto: Cesar Ogata/SECOM

A Prefeitura da Capital, com o apoio da ONG Green Nation, recriou a estrutura do Planetário do Carmo dentro do jogo Minecraft. Agora, a estrutura que fica na zona leste da capital pode ser visitada virtualmente de qualquer computador.

“Os planetários têm como função encantar por meio do céu. Nós trazemos o céu pra encantar e por meio dele trazer o conteúdo. Então as lives, elas levam a gente até o público. Uma visita virtual, ela leva o planetário até o público. Mas ela não traz o público até nós. Nós sentimos falta de trazer o nosso público, de estar com o nosso público, de estar com ele, de poder conversar com ele. E nesse ambiente virtual, a gente tem essa opção”, explicou a planetarista Henriette Righi, responsável pelo projeto. Ela contou com o apoio das estudantes Amanda Mestiço e Caroline Neves.

Os dois planetários aqui da capital estão fechadas desde o início da pandemia. Mesmo com a reabertura dos parques e dos museus, os planetários do Ibirapuera e do Carmo não puderam reabrir. Para que as projeções na cúpula funcionem corretamente, o espaço precisa ficar completamente fechado. E diferentemente das salas de cinema, o ar condicionado das cúpulas não funciona expulsando o ar do ambiente.

“Estamos nos reinventando para nos adaptar ao momento atual, muito animados com os resultados e por sermos o primeiro planetário do país a realizar isso”, afirma Mirian Castejon Molina, diretora do Planetário do Carmo.

Dentro do jogo, o participante pode ver as exposições e viajar para outros cenários, como a Lua e Saturno. Há também desafios de perguntas sobre astronomia e também conversas com profissionais do Planetário tirando dúvidas sobre o tema.

Como participar?

Por enquanto, as visitas são feitas aos domingos e são restritas a 20 pessoas por sessão. Para participar, o visitante precisa ter o Minecraft Java instalado no computador e uma conta no jogo. Em seguida, inserir o endereço do servidor “br-plus-3.enxadahost.com:10334”.

Para se comunicar com a professora e com os outros participantes, o visitante precisa do aplicativo Discord. O servidor do planetário é acessado pelo link: https://discord.gg/jYyKrusbrM

Neste vídeo, a equipe do Planetário do Carmo explica todos os detalhes de como acessar. Para se comunicar e tirar dúvidas, basta enviar uma mensagem no Discord da equipe.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVE OFFLINE
track image
Loading...